Práticas de laboratório e campo na disciplina de bioindicadores ambientais: Percepção dos alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas numa faculdade particular em Pernambuco

Juvenal Damasceno Amaral Filho, Moabe Clemente dos Santos, Ana Maria Rabelo de Carvalho Parahym

Resumo


DOI

Desenvolver estratégias que motivem os alunos em sala de aula proporciona melhorias na relação com o professor e com o aprendizado. Uma dessas estratégias vem a ser a promoção de aulas práticas para o fortalecimento do ensino do conteúdo teórico. Nesse sentido o presente trabalho teve como objetivo relatar experiências de forma qualitativa e investigativa de atividades pedagógicas como: aulas práticas no laboratório de ciências biológicas e coletas de microbiota em ambientes fitotelmicos bromélianos, vivenciadas por uma turma de 20 discentes do 8º período do Curso de licenciatura em Ciências biológicas da Faculdade Frassinetti do Recife durante a disciplina de Bioindicadores Ambientais orientada pela professora Ana Maria Rabelo de Carvalho em 2019.2. Aos participantes da pesquisa foi efetuado aplicação de um pós-questionário semi-estruturado abordando a relação de praticas educacional com a sua formação. Os resultados possibilitaram perceber a articulação entre a teoria e a prática para o ensino-aprendizagem, na formação dos futuros professores de biologia. Além disso, aspecto como o uso da pesquisa cientifica na licenciatura demonstra importante ferramenta na acuidade do acadêmico a cerca do emprego de suas experiências acadêmicas na sua realidade e no âmbito escolar. De fato concluímos a relevância desse instrumento didático para construção dos saberes e habilidades dos estudados.


Palavras-chave


Relação professor e aluno, Motivação, Ensino-aprendizagem.

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