A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil: Movimento, cognição e afetividade

Graziela Vitória Souza de Lima, Sthefany Maria da Silva Barros, Ariedja de Carvalho Silva

Resumo


DOI

R E S U M O

 

Quando conhecemos o nosso corpo, compreendemos nossas habilidades e capacidades. Tudo começa na infância, desde os primeiros passos à primeira refeição sozinho(a), e o nosso desenvolvimento motor avança de acordo com os estímulos que recebemos. Na escola, a criança aprende a segurar um lápis e assim a escrever suas primeiras palavras e textos, começa a se comunicar com o mundo pela escrita; já, ao andar de bicicleta, precisa de equilíbrio, e tudo isso faz parte do seu desenvolvimento que ocorre não só no lar da criança, mas também através de atividades exercidas por ela em sala de aula. A psicomotricidade ajuda a criança a ser independente no meio social e a realizar movimentos importantes para o resto da vida. A partir de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, mostrou-se a importância da psicomotricidade nos anos iniciais da educação infantil. Observa-se nas leituras iniciais sobre o tema, que a ausência ou a presença do trabalho com a psicomotricidade influência na vida das crianças em diferentes ambientes. Assim, buscou-se ampliar os conhecimentos sobre como trabalhar também esses movimentos, relacionando-os à cognição e ao emocional de uma forma aditiva no aprendizado das crianças.

 

Palavras-Chaves: desenvolvimento infantil; autonomia; psicomotricidade; aprendizagem.

 

The importance of Psychomotricity in Early Childhood Education: Movement, cognition, and affectivity

 

A B S T R A C T

 

When we know our body, we understand our abilities and capabilities. It all begins in childhood, from the first steps to the first meal alone, and our motor development advances according to the stimuli we receive. At school, the child learns to hold a pencil and thus write its first words and texts, begins to communicate with the world through writing; already, when riding a bicycle, it needs balance, and all of this is part of its development that occurs not only at home, but also through activities performed by the child in the classroom. Psychomotricity helps the child to be independent in the social environment and to perform important movements for the rest of his/her life. From a bibliographic research with a qualitative approach, it was shown the importance of psychomotricity in the early years of early childhood education. It was observed in the initial readings on the subject that the absence or presence of psychomotricity work influences the lives of children in different environments. Thus, it was sought to expand the knowledge on how to work these movements as well, relating them to cognition and emotion in an additive way in children's learning.

 

Keywords: child development; autonomy; psychomotricity; learning

Texto completo:

PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Graziela Vitória Souza de Lima, Sthefany Maria da Silva Barros, Ariedja de Carvalho Silva

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn