Fatores e motivações da evasão e retorno dos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA): Um estudo de caso em uma escola em Recife (Pernambuco)

Barbara Karine Pereira Costa, Caren Medeiros Lima de Souza, Eduarda Samillye Pereira de Oliveira, Eduardo Henrique da Veiga Pessoa de Rebo de Rebouças de Oliveira, Ericka Rayanne Cavalcante Valentim, Gustavo Augusto Da Silva Barbosa, Tayran Oliveira dos Santos

Resumo


DOI

R E S U M O

Estudar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é extremamente importante, pois esta é uma modalidade de ensino que visa inserir jovens, adultos e idosos que por algum motivo não tiveram acesso à educação no período convencional. A partir da identificação das circunstâncias que levaram ao distanciamento destes alunos da sala de aula é possível contribuir com a gestão para o planejamento de políticas públicas que contemplem estes estudantes. O objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento dos estudantes da EJA da Escola Municipal Zumbi dos Palmares em Recife, a fim de compreender os processos de evacuação e retorno dos estudantes para a sala de aula. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários elaborados no Google Forms e questionários impressos com as seguintes perguntas norteadoras: “Por que você interrompeu os estudos no período regular?” e “Por que você retornou aos estudos e a escola?”. Para a primeira pergunta foi possível identificar que os principais motivos que fazem os alunos se afastarem da escola são: falta de estímulo e a necessidade de trabalhar. Para a segunda pergunta que corresponde ao retorno dos alunos para a sala de aula, os principais motivos são: a necessidade de aprender e a busca por um trabalho melhor. Contudo, este estudo identificou os principais motivos que afastam ou trazem os alunos da EJA para a sala de aula, apontando suas dificuldades e seus objetivos. A partir disso, espera-se contribuir para uma gestão mais eficiente que integre os alunos no processo educacional a partir de suas realidades.

 

Palavras-Chaves: EJA, Escola, Políticas Públicas.

 

Factors and motivations for evasion and return of students from Youth and Adult Education (YAE): A case study in a school in Recife (Brazil)

 

A B S T R A C T

Studying Youth and Adult Education (YAE) is extremely important, as this is a teaching modality that aims to insert young people, adults and the elderly who for some reason did not have access to education in the conventional period. From the identification of the circumstances that led to the distancing of these students from the classroom it is possible to contribute to the management for the planning of public policies that contemplate these students. The aim of this study was to analyze the development of EJA students from Escola Municipal Zumbi dos Palmares in Recife, in order to understand the evacuation processes and return of students to the classroom. The survey was conducted by applying questionnaires prepared in Google Forms and questionnaires printed with the following guide questions: "Why did you interrupt studies during the regular period?" and "Why did you go back to school and school?". For the first question, it was possible to identify that the main reasons that cause students to move away from school are: lack of stimulus and the need to work. For the second question that corresponds to the return of students to the classroom, the main reasons are: the need to learn and the search for a better job. However, this study identified the main reasons that drive or bring students from the EJA to the classroom, pointing out their difficulties and their objectives. From this, it is expected to contribute to a more efficient management that integrates students in the educational process from their realities.

 

Keywords: YAE, School, Public Policy.


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Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

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