Considerações sobre o conceito de paisagem: Uma abordagem no livro História e Geografia (SAS 3° ano Fundamental)

Christiele Dos Santos Medeiros Ramos, Maria Clara Pessoa Meira Araújo, Maria Vitória Cordeiro Simiao, Micheline Cabral Peres, Paula Regina Bezerra Da Silva, Camila Gardenea de Almeida Bandim

Resumo


DOI

R E S U M O

Os livros são uma ferramenta fundamental na formação estudantil, uma vez que ampliam os conhecimentos e desenvolvem habilidades importantes, respeitando a continuidade evolutiva e facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Diante do exposto, o objetivo é analisar a abordagem didática do conceito de paisagem trazida pelo livro do Sistema Ari de Sá de ensino, e identificar se está apropriado para a idade estimulando o aluno a participação ativa no processo de aprendizagem. A metodologia refere-se à análise qualitativa e quantitativa, visando identificar e interpretar padrões, temas e associações presentes em um determinado conteúdo, como textos, áudios ou vídeos. O objeto de estudo é o livro da Editora Sistema Ari de Sá, Edição 2021, coleção Lendo o Mundo, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Partindo disso, obtém-se respostas satisfatórias sobre a análise do livro, considerando-a proveitosa, ressaltando a atualidade lúdica, aplicação de conceitos, corroboração com autores da temática, qualidade do material, clareza e preocupação nos assuntos dispostos. Contudo, apresenta sugestões que promovam a relação homem e meio geográfico para aprimoramento do livro. Além disso, desperta uma visão crítica sobre a necessidade de avaliação e sobre disparidade dos materiais produzidos e fornecidos para o ensino.

 

Palavras-Chaves: Livro didático, Paisagem, Ensino de Geografia.

 

Considerations about the concept of landscape: An approach in the book History and Geography (SAS 3rd year Elementary)

 

A B S T R A C T

Books are a fundamental tool in student education, since they broaden knowledge and develop important skills, respecting the evolutionary continuity and facilitating the teaching and learning process. Given the above, the goal is to analyze the didactic approach to the concept of landscape brought by the Ari de Sá System's textbook, and identify whether it is age-appropriate, stimulating the student to active participation in the learning process. The methodology refers to qualitative and quantitative analysis, aiming to identify and interpret patterns, themes, and associations present in a given content, such as texts, audios, or videos. The object of study is the book published by Editora Sistema Ari de Sá, 2021 Edition, Lendo o Mundo (Reading the World) collection, aimed at students in the 3rd year of elementary school. Based on this, satisfactory answers were obtained about the analysis of the book, considering it to be useful, highlighting the ludic actuality, application of concepts, corroboration with authors of the theme, quality of the material, clarity and concern about the subjects presented. However, it makes suggestions that promote the relationship between man and the geographic environment to improve the book. Moreover, it awakens a critical view on the need for evaluation and on the disparity of the materials produced and provided for teaching.

 

Keywords: Textbook, Landscape, Geography Teaching.


Texto completo:

PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Christiele Dos Santos Medeiros Ramos, Maria Clara Pessoa Meira Araújo, Maria Vitória Cordeiro Simiao, Micheline Cabral Peres, Paula Regina Bezerra Da Silva, Camila Gardenea de Almeida Bandim

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn