As Ações de Educação Ambiental promovidas no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19 e a Agenda 2030
Resumo
R E S U M O
É notável que a pandemia da COVID-19, uma crítica ameaça à educação em geral, também representa ameaças específicas à Educação Ambiental, sendo este um campo de ensino intrinsicamente ligado a inúmeros benefícios tanto ao desenvolvimento pessoal, como no âmbito ecológico. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão sistemática acerca das iniciativas de Educação Ambiental dadas durante o período de distanciamento social na pandemia. Como esta pandemia dá fortes indicativos de que são necessárias mudanças nas relações ser humano-natureza, as quais a Agenda 2030 recomenda, também traçamos um paralelo entre as iniciativas de Educação Ambiental levantadas e este documento. O estudo analisou 17 artigos publicados durante o período pandêmico e teve resultado a identificação de eficácia nos métodos de aprendizagem remota que, se aperfeiçoados, apresentam-se como uma possível nova abordagem nessa conscientização ecológica.
Palavras chave:17 ODS; Coronavírus;Meio Ambiente; Atividades Online
The Environmental Educations Actions Promoted in E-learning during the Covid 19 Pandemic and the 2030 Agenda
A B S T RA C T
It is notable that the COVID-19 pandemic, a critical threat to education in general, also poses specific threats to Environmental Education, which is a teaching field intrinsically linked to countless benefits both for personal development and in the ecological sphere. The work was carried out through a systematic review of the Environmental Education initiatives given during the period of social distancing in the pandemic. As this pandemic provides strong indications that changes are needed in human-nature relations, which the 2030 Agenda recommends, we also draw a parallel between the Environmental Education initiatives raised and this document. The study analyzed 17 articles published during the pandemic period and resulted in the idenfication of efficiency in remote learning methods which, if improved, are presented as a possible new approach to this ecological awareness.
Keywords: 17 SDG; Coronavirus. Environment; Online Activities
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Português)Referências
AJAPS, S.; MCLELLAN, R. 2015. “We don’t know enough”: environmental education and pro-environmental behaviour perceptions. Cogent Education, Abingdon, v. 2, n. 1, p. 1-17. DOI: 10.1080/2331186X.2015.1124490. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/2331186X.2015.1124490?needAccess=true Acesso em: 15 mar. 2021.
ANTIQUEIRA, L. M. O. R.; SEKINE, E. S. 2020. Os “erre” pós pandemia: princípios para sustentabilidade e cidadania. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 70–79. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10752. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10752. Acesso em: 27 mar. 2021.
ARAÚJO, N. P. 2020. Construção de exsicatas como recurso didático: contribuições para uma aprendizagem significativa de botânica em tempos de ensino remoto emergencial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7, Maceió. Anais [...]. Campina Grande: RealizEventos. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68204. Acesso em: 25 mar. 2021.
ARORA, N. K.; MISHRA, I. 2019. United Nations Sustainable Development Goals 2030 and environmental sustainability: race against time. Environmental Sustainability, Nova Iorque, v. 2, n. 4, p. 339–342. DOI: 10.1007/s42398-019-00092-y. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs42398-019-00092-y. Acesso em: 01 mar. 2021.
BARDIN, L. 2006. Análise de conteúdo. L. de A. Rego & A. Pinheiro Trad. Lisboa: Edições 70, p. 95, 101-102.
BERG, J.; VESTENA, C. L. B.; ZWIEREWICZ, M.; COSTA-LOBO, C. 2020. Pandemia 2020 e Educação. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 470–487. DOI: 10.34024/revbea.2020.v15.10855. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10855. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Decreto nº 8.892, de 27 de outubro de 2016. Cria a Comissão Nacional para o Desenvolvimento Sustentável. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 31 out. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/D8892.htm. Acesso em: 17 mai. 2021.
BUTLER, K. C. 2012. A model of successful adaptation to online learning for college‐bound Native American high school students. Multicultural Education & Technology Journal, Bingley, v. 6, n. 2, p. 60–76. DOI.org/10.1108/17504971211236245. Disponível em: https://doi.org/10.1108/17504971211236245. Acesso em: 20 mai. 2021.
CARDOSO, A. G. 2016. Educação Ambiental no Ensino Superior: uma reflexão metodológica para o curso de Pedagogia da Unir-Campus de Vilhena. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/bitstream/123456789/1014/1/Adriana%20G.%20Cardoso_Educa%c3%a7%c3%a3o%20Ambiental%20no%20Ensino%20Superior.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
CARVALHO, F. L.; SOUZA, G. A.; OLIVEIRA, M. G.; BATTESTIN, V.; TERRA, V. R. 2020. Ensino remoto de Ciências utilizando o Whatsapp: construção de um biodigestor como método educacional na Pedagogia da alternância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA [S.l.]. Anais [...]. São Carlos: UFSCar. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1628. Acesso: 23 maio 2021.
CHANG, C. H.; KIDMAN, G. 2020. Encouraging preparedness in geographical and environmental education for a post-pandemic future. International Research in Geographical and Environmental Education, Abingdon, v. 29, n. 4, p. 279–282. DOI: 10.1080/10382046.2020.1831204.
CHOUDHARY, S.; SAHA, A. R.; TIWARY, N. K. 2020. The role of compulsory environmental education in higher learning: a study in the University of Delhi. Applied Environmental Education & Communication, New York, v. 19, n. 4, p. 389-401. DOI: 10.1080/1533015X.2019.1605946. Acesso: 25 mar. 2021.
COOK, D. J.; MULROW, C. D.; RAYNES, R. B. 1997. Systematic reviews: synthesis of best evidence for clinical decisions. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, v. 126, n. 5, p. 376-380. DOI: https://doi.org/10.7326/0003-4819-126-5-199703010-00006. Acesso: 30 maio 2021.
COSTA, A. B. S. 2014. Incremento na cognição e no bem-estar através do contato com ambientes naturais: um estudo de caso no Cerrado brasileiro. 57 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/10096/1/2014_AnaBeatrizDosSantosCosta.pdf. Acesso: 13 out. 2022.
COSTA, C. A.; FERREIRA, A. R. G.; BRAGA, A. J. 2020. A Educação Ambiental e o Ensino Remoto: práticas educativas em tempos de pandemia. Seminário de Formação do Cefapro, Rondonópolis, v. 2, n. 1, p. 135-145. Disponível em: http://periodicos.cefaprorondonopolis.com.br/index.php/semfor/article/view/176/160. Acesso: 13 out. 2022.
DA COSTA, E. V. C; DA SILVA, B. M. O; FACHÍNTERÁNC, A; CAVALCANTE, A. 2020. A temática Ambiental usando o aplicativo Whatsapp em tempos de pandemia. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL ONLINE DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA, 2020, Manaus. Resumos [...]. Manaus:UFAM. Disponível em: https://ensinodeciencia.webnode.com.br/_files/200002521-0cf390cf3c/2020%20Resumo%20A%20TEM%C3%81TICA%20AMBIENTAL%20USANDO%20O%20APLICATIVO%20WHATSAPP%20EM%20TEMPOS%20%20DE%20PANDEMIA.pdf. Acesso: 13 out. 2022.
FERRACIOLLI, G; RUAS, C. M. S; DOS SANTOS, C. A. F. 2020. O uso das Tecnologias Digitais para a Educação Ambiental no formato remoto. Anais do IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 9-9.
Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11926. Acesso: 13 out. 2022.
FREIRE, P. 2002 Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra. 144 p. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf. Acesso: 13 out. 2022.
GUERRA, A. F. S.; ORSI, R. F. M.; STEUCK, E. R.; DA SILVA, M. P.; SERPA, P. R.; ROCKETT, A. N. 2020. Educação Ambiental: a resistência e o esperançar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 237-258. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10794. Acesso: 13 out. 2022.
HUANG, R.; LIU, D.; TLILI, A.; KNYAZEVA, S.; CHANG, T. W.; ZHANG, X.; BURGOS, D.; JEMNI, M.; ZHANG, M.; ZHUANG, R.; HOLOTESCU, C. 2020. Guidance on open educational practices during school closures: utilizing OER under COVID-19 pandemic in line with UNESCO OER Recommendation. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing
Normal University. version 1.0, 72 p.
KAZARI, L. K.; MIRANDA, E. M. 2020. Promoção de um debate virtual com jovens sobre consumo consciente dos recursos hídricos. Anais do IntegraEaD, Campo Grande, v. 2, n. 1, p. 1-10. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11907. Acesso: 13 out. 2022.
LACERDA, L. E. M.; GONÇALVES, I. C. B.; DE OLIVEIRA, C. P.; MIYAHIRA, I. C. 2020. Distantes, mas não invisíveis: avaliação remota de rios e córregos. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, p. 1-14. DOI: 10.31417/educitec.v6.1474. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1474. Acesso em: 13 out. 2022.
LIMA, R. L. F. de A.; PACHECO, A. G. M.; RIBEIRO , E. M. S. 2020. Metodologias ativas na Pós-Graduação: relato de caso da disciplina Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Revista Brasileira De Educação Ambiental, São Paulo v. 15, n. 6, p. 4-16. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.11446. Acesso: 13 out. 2022.
MILIOLI, G.; GUIMARÃES, M. L. F.; RUSCHEL, C.; BALTHAZAR, J.; OLIVEIRA, I.; BECKER, T. 2021ç Uma experiência teórica e metodológica sobre natureza e sociedade durante a pandemia de Covid-19. Metodologias e Aprendizado, Blumenau, v. 4, p. 132-141.
DOI: https://doi.org/10.21166/metapre.v4i.1725. Acesso: 13 out. 2022.
MORETTO, R. A.; DE LIMA, J. I.; GUIDORZI, M. V.; AFFONSO, H. C. 2021. Formação de professores e Educação Ambiental: desafios e conquistas no contexto imposto pela Pandemia de Covid-19. Revista Insignare Scientia-RIS, Cerro Largo, v. 4, n. 3, p. 291-308. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10891. Acesso: 13 out. 2022.
MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. 2011. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da Administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, Maringá, v. 15, n. 4, p. 731-747. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400010. Acesso: 13 out. 2022.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Transformando nosso mundo. In: NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 13 out. 2022.
NEWMAN, M.; GOUGH, D. 2020. Systematic reviews in educational research: methodology, perspectives and application. In: ZAWACKI-RICHTER, O.; KERRES, M.; BEDENLIER, S.; BOND, M.; BUNTINS, K. (ed.). Systematic reviews in educational research. Wiesbaden: Springer. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-658-27602-7_1 nov 2020. Acesso: 13 out. 2022.
PEREIRA, V; AMARAL, M. 2020. Novas exigências a Educação Ambiental no contexto pós-COVID-19: desafios a redefinição do Projeto Pedagógico. Revista Insignare Scientia - RIS, Cerro Largo, v. 3, n. 5, p. 312-327. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11906. Acesso: 13 out. 2022.
RUY, R. A. V.; SATO, S. DE M. 2020. Formação de professores em educação ambiental: possibilidades didático-metodológicas para o desenvolvimento de um curso na modalidade EAD. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, [S.l.]. Anais [...]. São Carlos: UFSCar, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1391. Acesso em: 13 out. 2022.
SADER, E. 1992. A ecologia será política ou não será. In: GOLDENBERG, M. (org.). Ecologia, ciência e política: participação social, interesses em jogo e luta de idéias no movimento ecológico. Rio de Janeiro: Revan. p. 135-42.
SILVA, D. S. V.; SOUSA, F. C. 2020. Direito à educação igualitária e (m) tempos de pandemia: desafios, possibilidades e perspectivas no Brasil. Revista Jurídica Luso-Brasileira, Lisboa, v. 6, n. 4, p. 961-979. Disponível em: https://www.cidp.pt/revistas/rjlb/2020/4/2020_04_0961_0979.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.
SHUTALEVA, A.; NIKONOVA, Z.; SAVCHENKO, I.; MARTYUSHEV, N. 2020. Environmental education for sustainable development in Russia. Sustainability, Basel, v. 12, n. 18, p. 7742. DOI: https://doi.org/10.3390/su12187742. Acesso em: 13 out. 2022.
VIEIRA, A.; TANAJURA, C.; SOUZA, D. 2020. Formação docente, tecnologia educacional e Educação Ambiental pós-pandemia da Covid-19. Revista Sergipana de Educação Ambiental, Sergipe, v. 7, p. 1-17, 29. Número Especial.
Doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14402. Disponível em: https://doi.org/10.47401/revisea.v7iEspecial.14402. Acesso em: 13 out. 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 João Victor dos Anjos Almeida
Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782
Revista sob Licença Creative Commons