As Ações de Educação Ambiental promovidas no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19 e a Agenda 2030

João Victor dos Anjos Almeida, Letícia Maria Ascencio, Ana Margarida Theodoro Caminhas

Resumo


DOI

R E S U M O

 

É notável que a pandemia da COVID-19, uma crítica ameaça à educação em geral, também representa ameaças específicas à Educação Ambiental, sendo este um campo de ensino intrinsicamente ligado a inúmeros benefícios tanto ao desenvolvimento pessoal, como no âmbito ecológico. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão sistemática acerca das iniciativas de Educação Ambiental dadas durante o período de distanciamento social na pandemia. Como esta pandemia dá fortes indicativos de que são necessárias mudanças nas relações ser humano-natureza, as quais a Agenda 2030 recomenda, também traçamos um paralelo entre as iniciativas de Educação Ambiental levantadas e este documento. O estudo analisou 17 artigos publicados durante o período pandêmico e teve resultado a identificação de eficácia nos métodos de aprendizagem remota que, se aperfeiçoados, apresentam-se como uma possível nova abordagem nessa conscientização ecológica.

 

Palavras chave:17 ODS; Coronavírus;Meio Ambiente; Atividades Online

 

The Environmental Educations Actions Promoted in E-learning during the Covid 19 Pandemic and the 2030 Agenda

 

A B S T RA C T

 

It is notable that the COVID-19 pandemic, a critical threat to education in general, also poses specific threats to Environmental Education, which is a teaching field intrinsically linked to countless benefits both for personal development and in the ecological sphere. The work was carried out through a systematic review of the Environmental Education initiatives given during the period of social distancing in the pandemic. As this pandemic provides strong indications that changes are needed in human-nature relations, which the 2030 Agenda recommends, we also draw a parallel between the Environmental Education initiatives raised and this document. The study analyzed 17 articles published during the pandemic period and resulted in the idenfication of efficiency in remote learning methods which, if improved, are presented as a possible new approach to this ecological awareness.

 

Keywords: 17 SDG; Coronavirus. Environment; Online Activities


Palavras-chave


17 ODS; Coronavírus;Meio Ambiente; Atividades Online

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