Elaboração e avaliação de infográficos como material didático para Educação Ambiental: Experiência formativa na Extensão Universitária

Mara Célia Rodrigues da Costa, Damiao Sampaio de Sousa, Francisco Rogênio da Silva Mendes, Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, Hélcio Silva dos Santos, Gabrielle Silva Marinho

Resumo


DOI

Infográficos são recursos digitais para transmissão do conhecimento pela associação de elementos gráficos e ilustrativos com textos. Na Educação Ambiental (EA), o projeto de extensão “Preservação da água: conhecer para cuidar” da Universidade Estadual do Ceará campus FAFIDAM, se destina a oferecer assistência e promover formação docente por meio de estudos e ações práticas. Na pesquisa “Contextualização do uso racional da água pelas escolas públicas de Limoeiro do Norte (Ceará – Brasil): experiência formativa na extensão universitária”, publicada em 2020, verificou-se que as principais dificuldades enfrentadas nas escolas são a escassez de material didático com informações suficientes e didáticas adequadas ao estilo de vida das novas gerações. Nessa perspectiva o objetivo desse estudo foi elaborar infográficos adaptados para o tema “Água: química e sustentabilidade”, visando responder às necessidades da pesquisa supracitada. Foram elaborados cinco infográficos e submetidos à avaliação por professores do ensino médio e alunos de graduação mediante de um questionário online. Dos resultados nenhum se apresentou negativo, permitindo-nos concluir, que os infográficos foram bem aceitos como ferramentas promissoras no ensino aprendizagem de Educação Ambiental.


Palavras-chave


Infográficos, Educação Ambiental, Formação Docente.

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