A meliponicultura na educação ambiental (EA)

Andrews Josiel Zapechouka, Frederico Fonseca da Silva

Resumo


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O presente artigo é sobre a meliponicultura e como ela se encaixa na educação ambiental (EA), apresentando pontos teóricos sobre os dois temas e pontos de intersecção entre ambos para ajudar a compreender a prática educacional utilizando a temática da criação de abelhas sem ferrão. O objetivo principal é mostrar como a meliponicultura se encaixa na EA, partindo dos objetivos periféricos que são: apresentar os principais conceitos da EA, analisar a criação de abelhas sem ferrão e sua importância à natureza e fazer a convergência das temáticas para o processo de ensino. O artigo foi construído por meio de revisão bibliográfica com leituras exploratórias para a descrição dos fatos encontrados em trabalhos científicos sobre EA, meliponicultura e ensino. A principal justificativa para a escolha do assunto foi a necessidade de fortalecer bibliograficamente pesquisas nesta área. Os resultados colhidos foram: a EA é de fundamental importância para todos os níveis de ensino tanto que foi promulgada, no Brasil, uma lei específica para ela em 1999; a EA pode se utilizar de temas ambientais, que servem como temas geradores, para que, em cima de um deles, construir todo o processo de ensino com conteúdo, metodologia – métodos e técnicas – e avaliação; e, a meliponicultura é um ótimo tema ambiental, pois, podem ser desenvolvidas aulas na esfera teórica e na prática, estaque aliás oferece pouco risco e é bem atrativa para grande parte dos alunos. Conclui-se que a meliponicultura é um assunto que precisa cada vez mais espaço na EA.

 


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