Horta escolar como proposta de metodologia ativa na Educação Ambiental: um relato de experiência em uma escola estadual de São Carlos (São Paulo)

Marcelo Damiano, Rafaela Bruno Ichiba, Maria Olímpia de Oliveira Rezende

Resumo


Este trabalho tem por objetivo principal socializar, via relato de experiência, os reflexos sociais de uma ação de Educação Ambiental desenvolvida em uma escola estadual do município de São Carlos. A ação descrita trata de uma linha de estudo de Metodologias Ativas, com a implementação de uma horta escolar aplicada com 23 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com realização no período de março a junho de 2019. A partir das atividades desenvolvidas pode-se observar o engajamento dos alunos no projeto, assim como a assimilação de conceitos de agricultura e compostagem. O desenvolvimento da horta rendeu experiências positivas no que concerne à inserção de atividades de proteção e manejo ambiental na comunidade escolar, sendo recomendada a difusão da iniciativa, por gestores e pesquisadores, no ambiente escolar. Dessa forma desenvolvimento de Metodologias Ativas utilizando aulas práticas, como a utilização de horta escolar podem representar um valioso recurso pedagógico para o fomento da Educação Ambiental em instituições formais de ensino.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Ensino Fundamental, Horta Escolar.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


BORGES, T., ALENCAR, G., (2014). Metodologias Ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das Metodologias Ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior, p. 119-142.

BUCHER, K. (2017). Opening garden gates: Teachers making meaning of school gardens in Havana and Philadelphia. Teaching and Teacher Education. United States of America: Havana/Philadelphia.

BRASIL. (1999). Lei 9.795: Política Nacional de Educação Ambiental. Brasil: DF.

BRASIL. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasil: DF. MEC/SEF.

CHICKERING AW, GAMSON ZF. (1987). Seven principles for good practice. AAHE Bull.

DANELIV, L.; LEWANDOWSKI H. (2016) Horta escolar: um instrumento eco alfabetizador no ensino fundamental. Brasil.

DESMOND, D., Grieshop, J., & Subramaniam, A. (2004) Revisiting garden-based learning in basic education. Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations.

FAO. J. Bélanger & D. Pilling (eds.). (2019). Commission on Genetic Resources for Food and Agriculture Assessments: The State of the World’s Biodiversity for Food and Agriculture. Rome.

FERNANDES, M. do C. de A. (2007) Orientações para Implantação e Implementação da Horta Escolar. Caderno 2. MEC. Brasil: Brasília.

FERREIRA, C.M.A. (2011) Meio ambiente e educação ambiental nas escolas públicas. In: Âmbito Jurídico. Brasil: Rio Grande. 16, n. 92.

FILGUEIRA, Fernando Antônio Reis. (2007) Novo Manual de Olericultura: agro tecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. Ed.UFV, 3. ed. Brasil: Minas Gerais.

GANG, E. (1898) School Gardens. Education Report, Chapter XX, 1067-1084, 1898.

MORGADO, F.S; SANTOS, M. A. A. (2008) A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência de projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. Revista eletrônica de extensão. Brasil: Santa Catarina.

Ozer, E. J. (2007) The effects of school gardens on students and schools: Conceptualization and considerations for maximizing healthy development. Health Education & Behavior,

PESSOA, E. B.; GOMES, M. P.; LIRA, V. S. (2014) Contribuição da horta na escola no processo de ensino e aprendizagem. In: Fórum internacional de pedagogia, 6, 2014, Santa Maria. Anais. Brasil: Santa Maria.

SILVEIRA FILHO, J.; SILVEIRA, A. R. (2015). A horta escolar como laboratório vivo no ensino de ciências. Anais... In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA (CONTECC).

SEGURA, D. S. B. (2001) Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. Annablume: Fapesp, 214p. Brasil: São Paulo.

SOUZA, C. Promovendo aprendizagens significativas em Educação Ambiental através da horta. Monografia de conclusão de curso em Ciências Biológicas. Formosa: Universidade de Brasília / Universidade Estadual de Goiás. Brasil: Brasília.

UNESCO. (2005). Década da Educação das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do esquema internacional de implementação. 120 p. Brasil: Brasília.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Marcelo Damiano, Rafaela Bruno Ichiba, Maria Olímpia de Oliveira Rezende

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn