Horta escolar como proposta de metodologia ativa na Educação Ambiental: um relato de experiência em uma escola estadual de São Carlos (São Paulo)

Marcelo Damiano, Rafaela Bruno Ichiba, Maria Olímpia de Oliveira Rezende

Resumo


Este trabalho tem por objetivo principal socializar, via relato de experiência, os reflexos sociais de uma ação de Educação Ambiental desenvolvida em uma escola estadual do município de São Carlos. A ação descrita trata de uma linha de estudo de Metodologias Ativas, com a implementação de uma horta escolar aplicada com 23 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com realização no período de março a junho de 2019. A partir das atividades desenvolvidas pode-se observar o engajamento dos alunos no projeto, assim como a assimilação de conceitos de agricultura e compostagem. O desenvolvimento da horta rendeu experiências positivas no que concerne à inserção de atividades de proteção e manejo ambiental na comunidade escolar, sendo recomendada a difusão da iniciativa, por gestores e pesquisadores, no ambiente escolar. Dessa forma desenvolvimento de Metodologias Ativas utilizando aulas práticas, como a utilização de horta escolar podem representar um valioso recurso pedagógico para o fomento da Educação Ambiental em instituições formais de ensino.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Ensino Fundamental, Horta Escolar.

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