Uso de Trilhas Ecológicas em Educação Ambiental na APA Pico da Coragem, em Japeri (Rio de Janeiro)
Resumo
O turismo ecológico cresce mundialmente e com potencial para o ensino de Ciências. Este trabalho objetiva avaliar se as trilhas ecológicas, quando realizadas por um educador ambiental, podem ser utilizadas como instrumento pedagógico para o ensino de educação ambiental a cidadãos comuns, desenvolvendo ou iniciando o processo de sensibilização ambiental. Foram realizadas trilhas guiadas à APA Pico da Coragem, em Japeri - RJ, onde ocorreram aulas orais no decorrer de sete trechos estratégicos da trilha ecológica. Também foram usados questionários antes e depois da realização da caminhada para avaliação dos participantes. Comparando as respostas de antes e depois do evento, os participantes demonstraram mudança de perspectiva do Naturalista para visão Globalizante acerca do Meio Ambiente, além da participação, satisfação e fixação de conceitos específicos de Ciências. Este trabalho conclui que o método é eficaz para o crescimento da sensibilização ambiental, tal como a consciência ecológica, educação ambiental e ensino de ciências, pois estes locais ambientais possuem vasto potencial para apresentar ao público conceitos de meio ambiente, além de simultaneamente apresentar o conteúdo teórico e prático.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Português)Referências
Berry, T. (1991). O Sonho da Terra. Petrópolis: Vozes, 1991. Tradução em português do livro The Dream of the Earth. Sierra Club Books, 1990.
Braga, R. F., Gomes, L., Lima, L., Matos, N., Rezende, N., Silveira, D., (2017). Trabalho referente ao Pico da Coragem e seu potencial turístico. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Nova Iguaçu, Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, RJ, 2017.
Brasil, (2002). Ecoturismo: visitar para conservar e desenvolver a Amazônia. Turismo Verde – PROECOTUR, 2002. ISBN: 85-87166-39-5. Ministério do Meio Ambiente. Unidade de Gerenciamento do Programa-UGP. Brasília, 2002.
Carvalho, I. C. M., (2017). Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017. ISBN: 978-85-249-2612-9.
Copatti, C. E., Machado, J. V. V., Ross, B., (2010). O uso de trilhas ecológicas para alunos do ensino médio em Cruz Alta-RS como instrumento de apoio a prática teórica. Educação Ambiental em Ação. ISSN 1678-0701. Nº 34, Ano IX, dez/2010.
Fernandes, P., (2012, setembro 14). Usado para a prática de voo livre, Pico da Coragem, em Japeri, já foi caminho para Dom Pedro I. Jornal EXTRA, Notícias, Rio, Baixada Fluminense. Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Publicado em 14 de setembro de 2012 às 18:42h.
Freitas, C. S. S., Lopes, E. S., Pinto, B. C. T., (2016). Trilhas ecológicas educativas em espaços não formais do Parque Natural Municipal do Curió – Paracambi, RJ. VI Enebio e VIII Erebio Regional 3. Revista da SBEnBio (Associação Brasileira de Ensino de Biologia ) - Número 9 – 2016.
Junges, J. R., (2001). Ética Ecológica: Antropocentrismo ou Biocentrismo? Persp. Teol. 33, p.33-66, ano 2001.
Leonardi, M. L. A., (1999). A educação ambiental como um dos instrumentos de superação da insustentabilidade da sociedade atual. In: CAVALCANTI, C. Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. São Paulo, Cortez, 2ª. ed., 1999, p.391 – 408.
Oliveira, P. C., (2016). Idade Moderna e Contemporânea. História da Civilização, cap XVI, ano 2016.
Pedrini, A. G., (2007). Metodologias em Educação Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2007.
Prefeitura de Japeri, (2017). A Cidade: sobre a cidade. Prefeitura de Japeri, 2017. Site da Prefeitura de Japeri.
Reigota, M., (1995). Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.
Santos, M., (1994). Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. São Paulo: Editora Hucitec, 1994.
Sauvé, L., (2005). Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.
Seniciato, T., Cavassan, O., (2004). Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v.10, n.1, p. 33-147, 2004.
Souza, M. C. C., (2014). Educação Ambiental e as trilhas: contexto para a sensibilização ambiental. Revbea, São Paulo, V.9, No 2: 239-253, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Marcos Pires Mendes
Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782
Revista sob Licença Creative Commons