Integração paisagem-solo e formação cidadã no ensino de Geografia

Júio Rodrigues Matos, Cristina do Socorro Fernandes de Senna, Rita Denize de Oliveira

Resumo


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A ilha de Caratateua localiza a 25km de Belém. Seu acesso ocorre por meio fluvial e por via terrestre através da ponte Éneas Martins, inaugurada no ano de 1986 e atualmente em pleno funcionamento. A ilha margeia a Baía de Santo Antônio e o rio Maguari ao fundo. Foram realizadas coletas de solos em quatro pontos distintos da ilha, sendo analisados e descritos em campo, utilizando a carta de Munsell para a determinação das cores, e ficha de campo para análise textural e estrutural. As percepções pelos sentidos foram fundamentais para a determinação das características morfológicas. A análise em laboratório foi realizada posteriormente e possibilitou compreender a interdisciplinaridade da análise de solos com outras disciplinas a partir da discussão da composição química e física das amostras, proporcionando uma formação cidadã e uma consciência ambiental quanto aos usos do solo enquanto recurso natural, uma vez que a ilha de Caratateua necessita de políticas públicas que fomentem a preservação de sua paisagem que está severamente fragilizada diante das interferências naturais, costeiras e antropogênicas. Os resultados estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, enriquecendo o documento que integraliza as áreas do conhecimento e que norteia a educação pública do país desde 2017.


Palavras-chave


ensino de solos, prática de ensino; percepção.

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