Mapeamento participativo em uma escola do ensino médio para redução dos riscos de desastres (RRD): um estudo na bacia-escola de São Geraldo, Nova Friburgo (Rio de Janeiro)

Tomás Coelho Netto Duek, Luna Constanza Monteiro Moreno, Lethicia Silva Machado, Antônio Carlos do Valle dos Santos, Leonardo Esteves de Freitas, Ana Luiza Coelho Netto

Resumo


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R E S U M O

O presente trabalho caracteriza e representa as percepções de crianças e adolescentes de uma escola pública, inserida na bacia-escola de São Geraldo, em questões sobre riscos urbanos, por meio de Mapeamento Participativo e Sistemas de Informações Geográficas Participativos. O objetivo deste estudo é identificar os riscos e as amenidades no caso de um desastre, na bacia-escola de São Geraldo onde se situa a escola piloto, a partir da percepção da comunidade escolar. A escola selecionada para a realização do projeto em foco se situa na parte inferior da bacia, localizada no bairro São Geraldo, um dos mais atingidos pelo grande desastre de janeiro de 2011 e onde já ocorreram profundas transformações devido ao adensamento de moradias e construções relacionadas ao uso urbano. Participaram deste processo, vinte e seis alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Salustiano José Ribeiro Serafim. Foram apontados 101 pontos de interesse relacionados a riscos, no mapa de riscos feito pelos alunos, incluindo a perspectiva de dois professores, do diretor e do vereador. No mapa de emergência, foram encontrados 57 pontos relacionados a prevenção de riscos. Essa experiência pretende demonstrar que o papel da escola na RRD é tornar-se um espaço de diálogo e de participação social, valorizando diferentes conhecimentos e saberes para produção de novos conhecimentos que contribuam para implementação dos marcos internacionais e da legislação vigente neste âmbito.

 

Palavras-Chaves: mapeamento participativo; educação; desastres, redução de riscos de desastres; escola.


Palavras-chave


mapeamento participativo; educação; desastres; redução de riscos de desastres; escola

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