Considerações sobre a inclusão da Educação Emocional como disciplina escolar e reflexões sobre a evasão escolar

Israele Margarida da Silva Moura, William La Martine, Ramon Ancelmo de Albuquerque, Caio Guerra Bezerra, Stélio Marques de Santana Júnior, Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita

Resumo


DOI

R E S U M O

 

A Educação emocional na vida do estudante é fundamental para o aprimoramento do conhecimento. Desta maneira o aluno consegue compreender e relacionar-se, de modo que, se torne importante o seu sentindo das relações no âmbito da sociedade. Portanto, o objetivo deste trabalho visa analisar o conceito e princípios da Educação Emocional, destacando a importância de lecioná-la nos institutos educacionais e acadêmicos para que haja formação de qualidade na área psicológica e emocional dos indivíduos, auxiliando-os a lidar com angústias, frustrações e conflitos de forma saudável no decorrer de sua vida, relacionando tal com a problemática da evasão escolar no Brasil. Para tal objetivo, realizou-se um levantamento bibliográfico em artigos científicos acadêmicos para fundamentar a pesquisa e encontrar possíveis resultados acerca da temática abordada. Desta maneira, os resultados apresentados foram a importância de incluir como disciplina a educação emocional, pois muitas crianças, adolescentes e jovens sofrem de problemas de cunho psicológicos que muitas vezes afetam seu desenvolvimento no ambiente escolar, portanto, conclui-se que é importante inserir educação emocional como disciplina base, visando alternativas para minimizar problemas emocionais e evasão escolar.

 

Palavras-Chaves: Educação Emocional; Inteligência Emocional; Saúde Mental.

 

Considerations about the inclusion of Emotional Education as a school subject and reflections about school evasion

 

A B S T R A C T

 

Emotional education in the student's life is fundamental for the improvement of knowledge. In this way the student is able to understand and relate, so that his feeling of relationships within society becomes important. The objective of this work is to study the concept and principles of Education, highlighting the importance of education in training institutes and, therefore, the foundations for an understanding of quality in the psychological and emotional area of scientists, with sufferings, frustrations and conflicts of interest. healthy way in the course of his life, relating it to the problem of school dropout in Brazil. For this purpose, a bibliographic survey was carried out on scientific articles and research to find possible results on the topic addressed. In this way, the results presented were presented to include emotional education as a discipline, as many adolescents and young people suffer from emotional education problems that often their development in the school environment is important, therefore, it is concluded that emotional education is a basic discipline, alternatives to minor problems and truancy.

 

Keywords: Emotional Education; Emotional intelligence; Mental health.


Texto completo:

PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Israele Margarida da Silva Moura, William La Martine, Ramon Ancelmo de Albuquerque, Caio Guerra Bezerra, Stélio Marques de Santana Júnior, Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn