Reflexões sobre o conceito de Racismo ambiental através da disciplina eletiva de Educação Ambiental no ensino básico: um caso em uma escola de Recife

Júlia Roberta Borges da Costa, Evellyn Vitória Alves Sales, Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita

Resumo


DOI

O presente artigo é uma análise crítica através da teoria e prática da percepção dos estudantes em relação ao conceito de racismo ambiental. Desta forma, o método utilizado para realização desta pesquisa, foram os quantitativos e os qualitativos para fundamentar a base teórica da pesquisa. O processo metodológico realizados foram realizados através da eletiva de Educação Ambiental, ministrada para os estudantes do 2º ano do ensino médio. Para realização do trabalho, foram realizados nas seguintes etapas: Apresentação do tema aos estudantes, em formato de aula expositora, segunda etapa - Uma discussão através de uma roda de conversas com os estudantes, optando suas opiniões e informações sobre a temática abordada. A terceira etapa - Foi uma avaliação descritiva do que os estudantes compreenderam sobre o racismo ambiental e possíveis soluções para reduzir os impactos em uma realidade vivenciada por muitos estudantes do ensino. Portanto, foi possível identificar a relevância deste tema para compreender e relacionar com a realidade do alunato e realizar uma análise crítica das relações sociais decorrente a cor da pele, a desigualdade social e a moradia. Portanto, esse trabalho é fundamental para concepção dos estudantes sobre o racismo ambiental, pois atribui ao meio inserido e a realidade vivenciada.


Texto completo:

PDF (Português)

Referências


BRASIL. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso: 20 ago. 2022.

FILGUEIRA; A. L. S. Racismo ambiental, cidadania e biopolítica: considerações gerais em torno de espacialidades racializadas. ( Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 15, n. 2, ago/2021, p. 186 – 201) . Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/issue/view/2226. Acesso: 15 set. 2022.

HERCULANO; S. O clamor por justiça ambiental e contra o racismo ambiental. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente; v. 3, n. 1, Artigo 2, jan./abril 2008.

MOREIRA; I.N.S. RACISMO AMBIENTAL COMO QUESTÃO BIOÉTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA COLABORATIVA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. (Dissertação da Universidade Federal de Ouro Preto - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12662/7/DISSERTA%C3%87%C3%83O_RacismoAmbientalQuest%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

SEGUEL, A. Racismo ambiental. Disponível em: http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=8117&cod_canal=49. Acesso em 10 set. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Júlia Roberta Borges da Costa, Evellyn Vitória Alves Sales, Áurea Nascimento de Siqueira Mesquita

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn