O Parque Estadual da Fonte Grande Enquanto Espaço de Educação Ambiental

Sérgio Benachio Suanno

Resumo


DOI

Objeto de estudo foi o Parque Estadual da Fonte Grande, localizado em Vitória, caracterizado como uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, inserido no Maciço Central, rodeado de bairros. O intuito foi realizar uma avaliação das potencialidades e fragilidades ambientais. Como procedimentos metodológicos foram utilizados pesquisas bibliográficas, visitas de campo, registros fotográficos e posteriormente a elaboração do diagnóstico das potencialidades e fragilidades. A pesquisa revelou que o Parque apresenta diversos atributos ambientais, destacando- se o cênico que atrai a população e escolas que são atendidas pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), onde é abordada a preservação do meio ambiente, ou seja, a Educação Ambiental desempenha a função de sensibilizar os visitantes em torno do Meio Ambiente.


Palavras-chave


Unidades de Conservação; Educação Ambiental; Centro de Educação Ambiental

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


ARAÚJO, M. A. R. Unidades de Conservação no Brasil: da república à gestão de classe mundial. Belo Horizonte: Segrac, 2007

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de Julho de 2000. Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC. Decreto nº 4.340, de 22 de Agosto de 2002.

CÂNDIDO, L. A. Turismo em áreas naturais protegidas. Caxias do Sul: Edusc, 2003.

KINKER, S. Ecoturismo e conservação da natureza em parques nacionais. Campinas, SP: Papirus, 2002.

PMV/SEMMAN; Plano de Manejo: APA do Maciço Central; Vitória, 1992.

Plano de Manejo: Parque Estadual da Fonte Grande / SEAG-IDAF; SEMMAM; CEPEMAR, 1996.

RANGEL, Luana d Almeida.; O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE TRILHAS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE CAIRUÇU – PARATY – RIO DE JANEIRO. (Dissertação de Mestre em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia (Planejamento e Gestão Ambiental), Instituto de Geociências, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.

RYLANDS, Anthony B. e BRANDON, Katrina. Unidades de Conservação brasileiras. Megadiversidade, v. , p. 27 – 35. 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Sérgio Benachio Suanno

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn