A Educação Ambiental como ferramenta de tutela do equilíbrio ecológico e promoção do desenvolvimento sustentável

Tális Pereira Matias, Ligia de Almeida Gilioli Fraga Fraga, Vívian Ariane de Oliveira Costa, Luciana Botezelli, Adriana Maria Imperador

Resumo


DOI

A Educação Ambiental (EA) é uma importante ferramenta para a modificação de hábitos e crenças danosas ao meio ambiente, podendo ser utilizada como elemento minimizador de crimes ambientais, e como meio para conservação e conciliação ambiental na avaliação de impactos e Licenciamento Ambiental (LA) e outros importantes instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Desta forma, o objetivo deste trabalho foi discutir e investigar o potencial da EA na transformação de ações deletérias ao equilíbrio ecológico em oportunidades para o desenvolvimento sustentável e promoção da participação social, com ética e responsabilidade. A metodologia utilizada fundamentou-se na análise da Política Nacional de Educação Ambiental, na Política Nacional de Meio Ambiente, na Constituição Federal de 1988 e no estudo crítico de artigos científicos que versam sobre o tema. Desta forma, foi possível verificar que desafios associados à reincidência de crimes ambientais e elementos dificultadores dos processos de LA podem limitar o desenvolvimento sustentável, ao passo que, a EA pode ser uma ferramenta promissora para lidar com tal problemática. Assim, foi possível destacar a importância da EA para o desenvolvimento sustentável e a necessidade do engajamento comunitário no contexto abordado.


Palavras-chave


Crimes Ambientais; Instrumentos de Gestão; Participação Social; Ética; Conservação.

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