Instituições ambientais como suportes pedagógicos para a prática de educação ambiental

Verônica Dantas Cajueiro Avellar, Alexsandro Santos Da Silva

Resumo


DOI

 

R E S U M O

Devido aos diversos problemas ambientais ocorrendo no território brasileiro, a discussão que envolve esta problemática cada vez mais se torna, na sociedade, pertinente. Diante de tal discussão em relação à crise socioambiental atual oriunda das degradações ambientais, acredita-se que a Educação Ambiental (EA) é importante para começar a desenvolver hipóteses sobre o que fazer e como agir com o ambiente em que se vive. Este trabalho ressalta a importância da EA no âmbito escolar, bem como as instituições ambientais que podem auxiliar os professores dentro e fora da sala de aula. A metodologia usada foi a revisão da literatura integrativa, tendo como base os trabalhos de instituições ambientais do município de Caravelas, Bahia; trabalhos publicados em periódicos sobre a importância da EA e práticas educativas voltadas a conservação do meio ambiente e sua conscientização relacionadas à problematização das questões ambientais. Pode-se constatar que a educação ambiental é identificada como um processo que relaciona a escola e a comunidade, pois tem a proposta em favorecer aos alunos a consciência do seu meio ambiente através de conhecimentos, valores, habilidades, experiências para que os tornes pessoas mais responsáveis com a coletividade. Para auxiliar os educadores da Comunidade de Caravelas, existem projetos e programas vinculadas às instituições ambientais no próprio município que servem como suportes pedagógicos para práticas de EA.

 

Palavras-Chaves Socioambiental. Meio Ambiente. Educação.

 

Environmental institutions as pedagogical supports for the practice of Environmental Education

 

A B S T R A C T

Due to several environmental problems occurring in the Brazilian territory, the discussion surrounding this problem is becoming increasingly relevant in society. Faced with such a discussion in relation to the current socio-environmental crisis arising from environmental degradations, it is believed that Environmental Education (EA) is important to start developing hypotheses about what to do and how to act with the environment in which we live. This work highlights the importance of EE in the school environment, as well as the environmental institutions that can help teachers inside and outside the classroom. The methodology used was the review of the integrative literature, based on the work of environmental institutions in the municipality of Caravelas, Bahia; works published in journals on the importance of EE and educational practices aimed at environmental conservation and awareness related to the problematization of environmental issues. It can be seen that environmental education is identified as a process that links the school and the community, as it has the purpose of promoting students awareness of their environment through knowledge, values, skills, experiences so that they become more people responsible with the community. To assist educators in the Caravelas Community, there are projects and programs linked to environmental institutions in the municipality that serve as pedagogical supports for EE practices.

Keywords: Socio-environmental. Environment. Education.


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ISSN: 2675-3782

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