Tecnologias de substituição de recursos não renováveis em uma instituição de ensino superior na saúde

Letícia dos Santos Gonçalves, Gisele Simão, Thayse Nara dos Reis, Juliana Ollé Mendes, Débora Maria Vargas Makuch, Ivete Palmira Sanson Zagonel

Resumo


DOI 

 

R E S U M O

 

Os objetivos do estudo são identificar o conhecimento acerca das inovações tecnológicas de sustentabilidade ambiental entre os atores de Instituição de Ensino Superior (IES) da área de saúde, estabelecer como se dá a utilização de tecnologias de substituição de recursos não renováveis no cotidiano e investigar os benefícios da utilização de tecnologias de substituição de recursos não renováveis para a sustentabilidade ambiental. Desde a revolução industrial, desenvolveu-se na sociedade uma preocupação emergente com a preservação ambiental e a sustentabilidade. A ideia de que as companhias se tornassem cada vez mais responsáveis pelos impactos de toda a cadeia produtiva tomou cada vez mais consistência e se expandiu para os consumidores, constituindo desse modo, um ideal que perdura até a atualidade. O Instituto Brasileiro de Geoestatística (IBGE) avaliou, em 2012, que no país são geradas aproximadamente 62.730.096 toneladas de resíduos urbanos por ano, sendo que destes, cerca de 6,2 milhões de toneladas são descartados de forma inadequada, gerando consequências, incluindo o processo saúde-doença. A educação para um descarte correto é de relevante importância, porém, recentemente, a utilização de tecnologias de substituição surge como opção no cotidiano da população. Pelo exposto, faz-se necessário abordar essa temática nos cursos da área da saúde, possibilitando a conscientização dos futuros profissionais, docentes e colaboradores das instituições formadoras. Trata-se de pesquisa com abordagem quantitativa, por meio do método exploratório-descritivo. Foram 100 participantes de uma IES privada da cidade de Curitiba. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário inserido em plataforma eletrônica online, cujo link foi enviado em uma rede social de comunicação já existente na instituição, nos meses de agosto a setembro de 2020. Os resultados demonstraram que os participantes compreendiam as classificações dos resíduos sólidos e impacto ambiental do uso excessivo dos plásticos. A maioria tem conhecimento das tecnologias de substituição e faz uso em seu cotidiano. Deste modo, torna-se essencial o desenvolvimento e implantação de projetos de educação ambiental eficazes e que resultem na construção de um senso crítico coletivo de preservação ambiental, muitas vezes não de forma imediata, mas que pode ser aplicado com pequenas atitudes cotidianas.

 

Palavras-Chaves Educação em Saúde Ambiental, Recursos não Renováveis, Educação Superior.

 

Technologies for the substitution of non-renewable resources in a higher education institution in health

 

A B S T R A C T

 

The objectives of the study are to identify the knowledge of technological innovations of environmental sustainability among the actors of the Higher Education Institution (HEI) in the health area, to establish how the use of non-renewable resource technologies occurs in everyday life and to investigate the benefits the use of technologies to replace non-renewable resources for environmental sustainability. Since the industrial revolution, you have become an emerging concern in society with environmental preservation and sustainability. The idea that companies become more and more responsible for the impacts of the entire production chain takes on more and more consistency and has expanded to consumers, thus constituting an ideal that lasts until today. The Brazilian Institute of Geostatistics (IBGE) evaluated, in 2012, that approximately 62,730,096 tons of urban waste are generated in the country per year, of which approximately 6.2 million tons are disposed of inappropriately, generating consequences, including the health-disease process. Education for correct disposal is of relevance, however, recently, the use of substitution technologies as a non-daily option for the population. From the above, it is necessary to address this theme in courses in the health area, enabling the awareness of future professionals, teachers and employees of training institutions. This is research with a quantitative approach, using the exploratory-descriptive method. There were 100 participants from a private HEI in the city ofCuritiba. Data collection takes place by filling in an online electronic platform, the link of which was sent on a social communication network already existing at the institution, in the months from august to september 2020. The results showed that the participants understood as waste classifications solids and environmental impact of excessive use of plastics. Most are aware of replacement technologies and use them in their daily lives. Thus, it is essential to develop and implement effective environmental education projects, which results in the construction of a collective critical sense of environmental preservation, often not immediately, but which can be distributed with small daily attitudes.

 

Keywords Enviromental Health Education, Non-Renewable Resources, Education, Higher.


Palavras-chave


Educação em Saúde Ambiental, Recursos não Renováveis, Educação Superior.

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