Desafios no cumprimento da Política de Educação Ambiental voltado ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos na cidade de Formiga (Minas Gerais)

Marco Antônio Silveira, Kátia Daniela Ribeiro

Resumo


DOI

 

R E S U M O

Um dos grandes desafios da sociedade atual é mitigar a geração e descartar de forma ambientalmente correta os resíduos sólidos gerados pelo grande consumo. Uma das ferramentas implantadas para auxiliar a sociedade foi a Política de Educação Ambiental, onde por meio da Educação Ambiental   oportuniza que todos tenham conhecimento das responsabilidades geradas pelo consumo exacerbado e como evitar grandes catástrofes ocasionadas por ele. Na cidade de Formiga, Minas Gerais, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, e outras entidades parceiras da causa ambiental local, vêm tentando estruturar e executar as medidas da Política Nacional de Educação Ambiental   com seus munícipes. Diversos temas são colocados à disposição dentro das mais diversas plataformas de comunicação, das iniciativas pedagógicas nas escolas, em ações do poder público e tantos outros, de modo que, debater esses temas e avaliar a eficiência e desafios do cumprimento da Política de Educação Ambiental   no município de Formiga são os objetivos deste trabalho. Para tanto, dados relacionados à Política de Educação Ambiental   e sua implantação no município foram coletados junto à Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, correspondentes ao período de janeiro de 2017 a fevereiro de 2019, os quais foram analisados verificando-se que a cidade de Formiga tem fortalecido suas políticas públicas voltadas ao equilíbrio ambiental. Apesar da preocupação evidente do município com as questões ambientais, o principal desafio a ser vencido recai sobre a forma como a administração municipal segue o curso da Política Nacional de Meio Ambiente quanto ao descarte de resíduos sólidos, visto que se descartam, mensalmente, 94,5% de resíduos que poderiam ser mais bem aproveitados e/ou reciclados.

 

Palavras-Chaves: Conscientização, Disposição final, Reciclagem.

 

Study of the obstacle in compliance with the Environmental Education Policy focused on Solid Waste Management in the city of Formiga (Brazil)

 


Texto completo:

PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Marco Antônio Silveira

ISSN: 2675-3782

Revista sob Licença Creative Commons

Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn