Aulas de campo em Estação de Tratamento de Efluentes domésticos e sanitários: uma alternativa didática no curso de Ciências Biológicas

Paulo Ricardo Batista, Francisca Palloma Matias Vila Nova, Isabel dos Santos Azevedo, Sara Tavares de Sousa Machado, José Laécio de Moraes

Resumo


O presente artigo tem por objetivo descrever uma experiência exitosa de aula de campo no trato da Educação Ambiental inerente a visita em uma estação de tratamento de esgoto, a partir das percepções de discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Espera-se que haja uma reflexão sobre as contribuições dos espaços não formais no ensino superior e o fomento a aprendizagem significativa no que concernem as temáticas ambientais. O espaço formativo visitado durante a aula campal compreendeu estruturas sanitárias da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) localizada no Bairro Juvêncio Santana em Juazeiro do Norte, Ceará. O processo de coleta e tratamento dos dados seguiu de acordo com a técnica de análise qualitativa fruits trail (trilha de frutos), desenvolvida pelos autores deste trabalho como alternativa metodológica na construção de relatos de experiências. A vivência exitosa culminou em um rol extenso de saberes (re)construídos, significativamente, no contexto da formação dos discentes redatores deste trabalho. Possibilitou interligar os distintos conteúdos vistos em salas de aula, de forma segregada, no Curso de Ciências Biológicas, a uma temática central, mediada pelo uso da aula de campo.


Palavras-chave


Espaço Não Formal; Educação Ambiental; Saneamento Ambiental; CAGECE

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