Conservação de espécies da fauna silvestre em cativeiro: experiências de educação ambiental no Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna

Keila Camila da da Silva, Jefferson Cesar Padrin Filho

Resumo


Este estudo é fruto de uma experiência prática, vivenciada com alunos da rede pública municipal de ensino do município de Dois Córregos. O objetivo foi destacar a importância do Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna na realização de ações voltadas à manutenção, conservação, reprodução e educação ambiental de animais silvestres, tendo como principal objetivo a conservação das espécies em cativeiro. Participaram um total de 173 alunos das 09 escolas municipais: CEMEI Profº Cícero Bertelli, a CEMEI Profª Maria Helena Capelini Rodrigues, CEMEI Profª Maria Lúcia Altimari Dante, EMEI Maria José Scarpim, EMEF Benedito dos Santos Guerreirom EMEF Francisco Simões, EMEF Profº Valdomiro Casagrande, EMEFEI Profª Laura Rebouças de Abreu e EMEFEI Oscar Novakoski. Os procedimentos metodológicos adotados foram por meio da observação participativa. Neste sentido, destacamos que o local se configura como um espaço estratégico que visa despertar a sensibilização ambiental, tendo em vista que abriga diversas espécies da fauna silvestre.


Palavras-chave


Educação ambiental, Fauna silvestre, Parque Ecológico.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


AURICCHIO, A. L. R. Potencial da Educação Ambiental nos Zoológicos Brasileiros. Publicação avulsa do Instituto Pau Brasil de História Natural. São Paulo. 1999.

BAUMGRATZ, N. D. P; PARAÍSO, M; FIGUEIRÓ, R. O Lúdico na aprendizagem interdisciplinar em espaços não formais de educação. In: Colóquio Técnico-científico Unifoa. Volta Redonda, RJ. Cadernos UNIFOA Especial. Ano VII. Edição especial, 2013.

BEZERRA, I. A; COSTA, M. F. Meio ambiente: uma proposta para a educação. Vitória, ES: Secretaria do Estado para Assuntos do Meio Ambiente, 1992.

FONTANA, R. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo,1997.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JOLY, C. A; BICUDO, C. E. M. (Org.). Biodiversidade do estado de São Paulo, Brasil: síntese do conhecimento ao final do século XX. Infraestrutura para conservação da biodiversidade. São Paulo: FAPESP, 1999.

LAYRARGUES, P. P; LIMA, G. F. C. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da Educação Ambiental contemporânea no Brasil. In: Anais do VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Ribeirão Preto, 2011.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. (Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth). 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª ed. São Paulo: Hucitec. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.

MORHY, P. E. D. O sentimento de pertença nas crianças da educação infantil em relação à água em espaços educativos. 2018. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Amazonas, 2018.

MOURA, A. C. O. S. Sensibilização: diferentes olhares na busca de significados. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, 2004.

SILVA, F. S; SANTOS, S. D. F. S; TERÁN, A. F. O Jardim Zoológico do CIGS: um espaço estratégico para despertar a sensibilização ambiental. Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Revista REAMEC, Cuiabá - MT, v. 7, n. 2, jul/dez 2019, ISSN: 2318-6674, 2019.

TELLES, M. Q.; ROCHA, M. B.; PEDRO, M. L.; MACHADO, S. M C. Vivências Integradas com o Meio Ambiente: Práticas de Educação Ambiental para Escolas, Parques, Praças e Zoológicos. São Paulo: Sá Editora, 2002.

TRIVIÑOS, ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Keila Camila da da Silva, Jefferson Cesar Padrin Filho

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn