A importância das pesquisas em educação inclusiva para deficientes visuais: uma análise bibliométrica sobre o Braille no Brasil

Herica Gonçalves de Lima Rossiter

Resumo


O Braille é uma linguagem que possibilita a alfabetização de um deficiente visual, a sua comunicação e posteriormente a inclusão desse alfabetizado em redes de relação (pessoal, social, empregatício, científico) que possam entregar sentimentos de independência. Desta forma é importante que haja pesquisas sobre o assunto e o mapeamento destas, sobretudo as publicadas em periódicos de alto impacto, uma vez que esses são os principais chamarizes para a produção de outros artigos e da continuidade de pesquisas de longa duração. Diante disso esse trabalho tem como objetivo analisar, via bibliometria, as pesquisas sobre Braille no Brasil, bem como suas aplicações no território, estudos de casos e perspectivas. Observou as pesquisas voltadas para as duas últimas décadas (2000-2020), tendo o desenvolvimento tecnológico, os estudos de caso e as considerações analíticas como grandes áreas pesquisadas. Aspectos como a plataforma Arduino e softwares de assistência, obras de Vygotsky junto a legislações brasileiras e investigações na escola estão presentes na maioria dos estudos e os direcionam para a entrega de produtos que promovam a melhoria da qualidade de vida e da educação dos deficientes visuais. Diante as novas tecnologias e o desenvolvimento de novos processos, é importante que haja mais estudos sobre o tema, uma vez que quando comparado a outros temas na educação, a utilização do Braille é pouco explorada ou utilizada de forma secundária nas discussões sobre a deficiência visual.

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