Boas práticas no gerenciamento de resíduos em estabelecimentos comerciais: estudo de caso em lanchonete

Patrícia Aparecida Costa de Souza, Gisele Paulino Alves, Willian José do Nascimento, Josinaldo Firmino, Francisca Nogueira de Souza, Brisa Maria Fregonesi

Resumo


A urbanização e o consumo humano aumentaram a produção de resíduos sólidos urbanos a níveis alarmantes no Brasil. Apenas 4% desses resíduos são reciclados, devido principalmente à falta de segregação adequada na fonte. Estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lanchonetes, geram uma grande quantidade de resíduos, e para minimizar os impactos ambientais negativos gerados pela segregação incorreta, deve ser promovido o diálogo e treinamento contínuo com os colaboradores, além de ações de educação ambiental. Neste sentido, o presente estudo visou a educação ambiental de colaboradores de uma lanchonete localizada na Região Sul do município de São Paulo, com a finalidade de implementar a segregação, acondicionamento e identificação dos resíduos gerados no local. De acordo com os resultados, este estudo contribuiu para melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos na lanchonete e consequentemente para a sustentabilidade global.


Palavras-chave


Resíduos sólidos, Gerenciamento, Educação ambiental.

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