Sustentabilidade do Capital Social no agroecossistema de Guilaze (Moçambique)

Idelton dos Santos Pedro Matsinhe

Resumo


DOI

Em Moçambique a actividade agricola é praticada por maior parte da população, nas zonas rurais em particular, sendo que a maior parte da população moçambicana localiza-se na zona rural onde a prática da agricultura de subsistência é a base para sua sobrevivência. O estudo visa contextualizar a sustentabilidade do capital social no agroecossistema de Guilaze. O estudo é exploratório e qualitativo, conduzido sob a forma de um estudo de caso. Os entrevistados foram seleccionados através da Bola de Neve e os dados colectados por meio de entrevistas, observação directa, reuniões realizadas junto aos agricultores do agroecossistema de Guilaze e complementadas com a análise de dados secundários. No agroecossistema de Guilaze, a agricultura é a principal actividade, gerando-se diversificados produtos agrícolas. Os resultados mostram que existência de relações entre agricultores permite perceber indícios da presença por um lado do capital social das espectativas , obrigações e confiabilidade, sendo que os agricultores se mostraram empenhados no fortalecimento e constituição dos laços e conexões e, por outro lado o capital social voltado para dentro que tende a fomentar interesses materiais, sociais ou políticos de seus próprios membros. O capital social no agroecossistema de Guilaze não é sustentável porque embora haja a coesão e o trabalho mútuo entre agricultores, não há um despertar dos agricultores  para outros factores sociais como a formalização ou organização destes em associações ou cooperativas, benefícios sociais, garantia da aposentadoria, garantia de cuidados de saúde, educação, inserção dos jovens na produção agricola, etc.


Palavras-chave


Sustentabilidade. Capital Social. Agroecossistema de Guilaze.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Allen, H. & Staehle, M. Associações Comunitárias de Poupança e Empréstimo (ACPE). Guião de Formação do Agente Comunitário. VSL Associates., 2011.

Altieri, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Editorial Nordan-Comunidad. Montivideo. 338 p., 1999.

Bourdieu, P. (2001). Le capital social : notes provisoires. 3ª ed., Petrópolis: Vozes.

Cabestré, S. A.; Graziade, T. M.; Polesel Filho, P. Comunicação Estratégica, Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental – um estudo destacando os aspectos teórico conceituais e práticos. In: Anais XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom: Natal/RN., 2008.

Capra, F. As Conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável. Ed. Cultrix. São Paulo-SP. p. 296., 2002.

Capra. F. Alfabetização Ecológica. A educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo. Cultrix., 2006.

Castilho, A. P., Borges, N. R. M., Pereira, V. T. (orgs.). Manual de metodologia científica do ILES/ULBRA Itumbiara-GO. 3.ed. Itumbiara: ILES/ULBRA., 2017.

Coleman, J. S. Foundations of Social Theory: The Belknap Press of Harvard University Press – Cambridge, Londres., 1990.

Giacomet, D. L. Avaliação do desempenho ambiental do processo produtivo de uma indústria madeireira. Dissertação de mestrado, Engenharia de produção. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

Gliessmann, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 658 p., 2001.

Holanda, F. S. R. A gestão dos recursos hídricos e a sustentabilidade de agroecossistemas. Informe UFS, São Cristóvão, ano IX – Nº312., 2003.

MAE. Perfil do Distrito de Homoíne., 2012.

MOÇAMBIQUE. Ministério da Agricultura. Resultados do inquérito agrário integrado (IAI)– Fase II. Maputo., 2012.

Mosca, J. Agricultura familiar em Moçambique: Ideologias e políticas., 2014.

Negrão, J. Modelo de Comportamento econômico da família Rural Africana. Disponível em: https:// www.iid. org. mz / Acesso: 9. 08., 2018.

Petersen, P., Silveira, L. M., Fernandes, G. B., Almeida, S. G. Método de Análise Económica-Ecológico de Agroecossistemas. 1ª ed. AS-PTA, Rio de Janeiro., 2017.

Putnam, R. El declive del capital social: un estudio internacional sobre las sociedades y el sentido comunitário. Barcelona: Nueva Galaxia Gutenberg., 2003.

Schweigert, L. R. Plano director e sustentabilidade ambiental da cidade. Dissertação de mestrado. Arquitectura e Urbanismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie., 2007.

Tomazzoni, E. L. Turismo e desenvolvimento regional: modelo APL TUR aplicado à região das Hortênsias (Rio Grande do Sul - Brasil). Tese de doutorado. Relações Públicas Propaganda e Turismo. Universidade de São Paulo., 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 IDELTON DOS SANTOS PEDRO MATSINHE

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn