O papel do planeamento participativo na conservação das plantas nativas: Um estudo de caso do povoado de Móngué (Moçambique)

Idelton dos Santos Pedro Matsinhe

Resumo


Esta pesquisa intitulada “O papel do planeamento participativo na conservação das plantas nativas. Estudo de caso do povoado de Móngué (Moçambique)”, procura compreender o papel do planeamento participativo na conservação das plantas nativas na comunidade de Móngué. O estudo baseou-se na abordagem quali-quantitativa, buscando discutir o papel do planeamento participativo conservação das plantas nativas, através da observação directa auxiliada pela colecta de fotografias e entrevistas a comunidade local, para obter dados relevantes sobre a pesquisa. Os resultados da pesquisa mostram um grande envolvimento da comunidade de Móngué na conservação das plantas nativas devido ao planeamento participativo que se faz sentir naquele local. A adopção da estratégia do envolvimento da comunidade na conservação das plantas nativas no povoado de Móngué, que preconiza a exploração sustentável dos recursos, melhora cada vez mais as actividades de fiscalização, o que tem sido muito valioso na preservação destas, pois com este envolvimento não é possível a extinção das plantas nativas naquele local. Este maior envolvimento da população constitui um sucesso no processo de preservação e conservação das plantas nativas no povoado de Móngué, uma experiência que deve ser transmitida para os outros bairros do Município de Maxixe e outros locais que não conseguem conservar e preservar as plantas nativas.

 

TRANSLATE with x EnglishArabicHebrewPolishBulgarianHindiPortugueseCatalanHmong DawRomanianChinese SimplifiedHungarianRussianChinese TraditionalIndonesianSlovakCzechItalianSlovenianDanishJapaneseSpanishDutchKlingonSwedishEnglishKoreanThaiEstonianLatvianTurkishFinnishLithuanianUkrainianFrenchMalayUrduGermanMalteseVietnameseGreekNorwegianWelshHaitian CreolePersian   TRANSLATE with COPY THE URL BELOW Back EMBED THE SNIPPET BELOW IN YOUR SITE Enable collaborative features and customize widget: Bing Webmaster PortalBack 

Palavras-chave


Planeamento participativo. Plantas nativas. Conservação de plantas nativas.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Andrade, D. e Romeiro, A. (2009). Capital natural, serviços ecossistémicos e sistema econômico: rumo a uma “Economia dos Ecossistemas”.

Bond, I. et al. (2006). Manual de Maneio Comunitário dos Recursos Naturais. Edição Action.

Chitata, J. G. A. (2020). Cartografia de Risco de Malária no Município de Maxixe: Caso do Bairro Chambone. Novas Edições Académicas, ISBN: 978‐613‐9‐70454‐5.

Dromond, M. A. (2004). Participação Comunitária no Manejo de Unidade de Conservação. Curitiba-Brasil. 40 p.

Lívia, A. (2009). Avaliação da efectividade de Manejo e gestão Territorial. Universidade Gama e Filho. Brasil 60 p.

Pereira, C. (2009). Plano de Maneio sustentável. Porto Velho-Brasil. 45 p.

Pereira, H. et al. (2009). Ecossistemas e Bem-Estar Humano: Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora. Lisboa

Rungo, Z. A., & Gomes, A. C. J. (2020). Abordagem Histórica e Sociocultural do Povoado de Pescadores Artesanais de Móngué no Município da Maxixe. Mares: Revista de Geografia e Etnociências, 2(2), 7-15

Semo, E. F. (2004). Florestas Costeiras do Sul de Moçambique de Moçambique-O papel das práticas de maneio na conservação do ecossistema em Chirindzene. Tese de licenciatura. FAEF-UEM.

Sitoe, A. e Sílvia M.-Sitoe (2009). Construindo Parcerias Florestais e Potencial das reservas Florestais na redução do desmatamento com participação das Comunidades Locais. Maputo- Moçambique 30 p.

Sitoie, C. L. & Mucuho, A. A. (2023). Plantas nativas e valores culturais de Massinga. Artigo científico. In SITOIE (2023). Dinâmica Socioambiental das Plantas Nativas de Moçambique Sul e Centro.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 IDELTON DOS SANTOS PEDRO MATSINHE

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn