Mobilidade Urbana Sustentável no contexto Socioeconômico e Ambiental no Município de Maxixe (Moçambique)

Teofelo Etelvino do Amaral

Resumo


Resumo

Na mobilidade urbana, a noção de sustentabilidade passa a ser inserida na medida em que se percebe a influência que os transportes exercem sobre aspectos de contexto ambiental, social e econômico. Desta feita, este artigo científico objetiva analisar a sustentabilidade da mobilidade urbana nas dimensões socioeconômica e ambiental no município da Maxixe. Para o alcance deste objetivo, foram percorridos os seguintes caminhos metodológicos: inicialmente, foi feita uma pesquisa visando à coleta de referências bibliográficas pertinentes ao tema; em seguida, o material coletado foi apreciado buscando extrair contribuições ao trabalho e aprofundar o conhecimento sobre o assunto. O estudo é qualitativo, conduzido sob forma de estudo de caso, tendo aplicado as técnicas de observação sistemática, entrevistas semiestruturadas junto a vinte (20) munícipes da Maxixe e dois (2) gestores de transportes no Conselho Municipal da Cidade de Maxixe com vista a analisar a sustentabilidade da mobilidade urbana no contexto socioeconômico e ambiental. No município da Maxixe verifica-se a insustentabilidade da mobilidade urbana motivada pelo deficiente planeamento do transporte urbano; escassez e deficitárias condições infraestruturais de sistemas de transportes; deficiente uso misto do solo. A sustentabilidade da mobilidade urbana no município da Maxixe deve passar necessariamente pela necessidade de estimular: o uso misto do solo, o que diminui a demanda por viagens; a cidade compacta, o que provoca economia nos gastos com infraestrutura de transportes, além de encurtar as distâncias; o uso de modos públicos e não motorizados de transporte, que provoca diminuição dos congestionamentos, da poluição, etc. mantendo ou melhorando a qualidade de vida da população atual sem prejudicar a geração futura.

 


Palavras-chave


Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Transportes e Município da Maxixe.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Abreus Consultores LDA. (2003). Plano de Urbanização. Diagnóstico da situação atual. Maxixe.

Altieri, Miguel. (2004). Agroecologia: A dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Araújo, A. et. al. (2012). A importância da infraestrutura cicloviária à população. Faculdade de Tecnlogia de Jahu. Disponível em: < http://www.fatecguaratingueta.edu.br/fateclog/artigos/Artigo_76.PDF> Acesso em: 20 de Jan. de 2024.

Alves. P. & Júnior, A. A. R. (2007). Mobilidade e acessibilidade urbanas sustentáveis: A gestão da mobilidade no Brasil. Artigo – Programa de Pós Graduação em Engenharia Urbana, São Carlos. Disponível em: Acesso em: 19 de Jan. de 2024.

Campos, V. G. (2006). Uma visão da mobilidade urbana sustentável. Disponível em: Acesso em: 18 de Jan. de 2024.

Costa, M. S. (2005). Mobilidade urbana sustentável: Um estudo comparativo e as bases de um sistema de gestão para Brasil e Portugal. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil – Transportes) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Foladori, G. (2005). Sustentabilidade Alternativa. Urugay: Coleccion Carbichui.

Gehl, J. (2010). Cidades para pessoas. Editora Perspetiva. São Paulo.

Jacobi, P. (2003). Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas.

Kneib, Erika Cristine. (2012). Mobilidade urbana e qualidade de vida: do panorama geral ao caso de Goiânia. Revista UFG. Ano XII, nº 12.

Lopes, S. B. (2010). Uma ferramenta para planeamento da mobilidade sustentável com base em modelo de uso do solo e transporte. Dissertação (Mestrado em Ciências, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Macário. M, R, M, R. (2005). Gestão da Qualidade em Sistemas de Mobilidade Urbana: uma Abordagem Integrada. Tese (Doutorado) – Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa.

Miranda, H. F. (2010). Mobilidade urbana sustentável e o caso de Curitiba. Dissertação (Mestrado em Ciências, Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Muchangos, Aniceto. (1999). Moçambique Paisagens e Regiões Naturais. Maputo.

Oliveira, F. L. et al., (2005). Mobilidade e Política Urbana: Subsídios para uma Gestão Integrada. Rio de Janeiro: IBAM; Ministério das Cidades.

Pappa, M. F. & Chiroli, D. M. G. (2011). Mobilidade Urbana Sustentável. In: Anais do VII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica. Maringá.

Plume. (2003). Synthesis Report on Urban Sustainability and its Appraisal, PLUME- Planning for Urban Mobility in Europe.

Propolis. (2004). Final report. www.Itcon.fi/propolis/PROPOLIS-Abstract-Summary.pdf.

Sachs, I. (1993). Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo.

______. (1997). Desenvolvimento Sustentável, Bio-Industrialização Descentralizada e Novas Configurações Rural-Urbanas. Os casos da Índia e do Brasil. São Paulo: Cortez.

______. (2000). Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond.

______. (2007). Rumo à ecossocioeconomia: Teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Cortez.

Santos, A. et al. (2019). Fontes, Métodos e abordagens nas ciências humanas. Paradigmas e perspetivas contemporâneas. Basibooks, Pelotas.

Seabra, L. et al. (2013). Sustentabilidade em transportes: do conceito às políticas públicas de mobilidade urbana. Revista dos Transportes Públicos: ANTP.

Silva, C. C. (2009). Sustentabilidade Corporativa. Resende, Rio de Janeiro.

UN-Habitat. (2013). Planning and design for sustainable urban mobility. Global report on human settlements.

Yin, R. K. (2019). Estudo de caso: planeamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 5ª Edição. Porto Alegre: Bookman.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Teofelo Etelvino do Amaral

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn