Vivências no estágio voluntario em biologia no projeto Cuidar: percepção das relações interespecíficas entre humanos e não-humanos no zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos em Pernambuco

Emilly Monique Mendes, Juvenal Damasceno Amaral Filho, Jaiane Ferreira dos Santos

Resumo


DOI

O presente trabalho e um relato de experiência em um estágio voluntario em ciências biológicas, no setor de ornitologia do zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãos através do Projeto Cuidar. Mostrando as atividades efetivadas com tratadores de animais concebidas em 15 de fevereiro até junho de 2023 no total de 200 horas de carga horaria. A apresentação inicial desses resultados serve de referência para futuras práticas de manejo com animais silvestres sob cuidados humanos, a fim de mostrar competências e habilidades aprendidas no período de estágio. Torna-se registrada a experiência e seus desafios como graduandas na área de formação, promovendo ações de Educação Ambiental pela sensibilização coletiva e enriquecimento no ensino-aprendizagem através da observação da pratica diária e cuidados na conservação das aves por parte dos profissionais de fauna atuantes. Concluindo que, o trabalho desses profissionais é relevante na promoção do bem-estar animal.


Palavras-chave


Estágio, Metodologia de Ensino, Criadores de Animais

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


AZEVEDO, Marina Libonati de. Relatório De Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no Center For Conservation And Research Of Endangered Wildlife - CREW no Zoológico De Cincinnati (OHIO, US) e na Associação Mata Ciliar - AMC Em Jundiaí (SP). 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em:

https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2146

CAVALCANTI, J. M. W. M. U.; BARBOSA, P. E.; LIRA, C. C.; FREITAS, M. L. B.; BARROS, M. B. S.; CHEQUE, T. C.; ARAÚJO, I. R. M.; TENÓRIO, A. P. M. Percepção do Bem-Estar Animal no Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos por alunos da turma de Bioética e Bem-Estar Animal da UFRPE. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2010 – UFRPE: Recife, 2010. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5730

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questão de desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

BARROS, M. B. S.; CHEQUE, T. C.; ARAÚJO, I. R. M.; TENÓRIO, A. P. M. Percepção do Bem-Estar Animal no Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos por alunos da turma de Bioética e Bem-Estar Animal da UFRPE. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2010 – UFRPE: Recife, 2010. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5730

GUIMARAES, M.; VASCONCELLOS, M.M.N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educ. rev., Curitiba , n. 27, p. 147-162, June 2006.

GARCIA, G. M. I.; CEREZO, J. A. L.; LÓPEZ, L. Ciencia, tecnologia y sociedade: uma introducción al Studio de la ciência y la tecnologia . Madrid: technos , 1996.

PIZZUTTO, C.S.; SCARPELLI, K.C.; ROSSI, A.P.; CHIOZZOTTO, E.N.; LECHONSKI, L; Bem-Estar no cativeiro: Um desafio a ser vencido / Welfare in captivity - a challenge to be overcome / Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP / Continuous Education Journal in Veterinary Medicine and Zootechny of CRMV-SP. São Paulo: Conselho Regional de Medicina Veterinária, v. 11, n. 2 (2013), p. 6 – 17, 2013. Disponível em: https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/download/16218/17085

REISFELD, L.; MORAES, K.; SPAULUSSI, L.; CARDOSO, R.C.; IPPOLITO, L.; SILVATTI, B.; PIZZUTTO, C.S. Behavioral responses of magellanic penguins (Spheniscus magellanicus) to salt water versus fresh water. Zoo Biology - In Press, 2013a.

REISFELD, L.; BARBIRATO, M.; IPPOLITO, L.; CARDOSO, R. C.; NICHI, M.; SGAI, M.G.F.G.; PIZZUTTO, C.S. Reducing bumblefoot lesions in a group of captive Magellanic penguins (Spheniscus magellanicus) with the use of environmental enrichment. Pesquisa Veterinária Brasileira. 33(6), p.791-795, 2013b. RUMBAUGH, D. M.; WASHBURN, D.; SAVAGE-RUMBAUGH, E. S. On the care of captive chimpanzees: methods of enrichments. In: SEGAL, E. F. Housing, care and psychological wellbeing of captive and laboratory primates. Park Ridge, NJ: Noyes Publications, 1989. p. 357-375.

SAKALL, S. E. 2008 [Online] Zoológicos Brasileiros. Homepage: //www.girafamania.com.br/introdução/zoo_recife.html

SANDERS, A.; FEIJÓ, A. G. S. Uma reflexão sobre animais selvagens cativos em zoológicos na sociedade atual. In: III Congresso Internacional Transdisciplinar Ambiente e Direito, 3., 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/7496021/UMA_REFLEX%C3%83O_SOBRE_ANIMAIS_SELVAGENS_CATIVOS_EM_ZOOL%C3%93GICOS

SILVA, M. H. P. da. (2020). Cuidados, bem-estar animal e técnicas de enriquecimento: relações entre humanos e animais em um zoológico na Amazônia. Revista De Antropologia Da UFSCar, 12(1), 174–198. https://doi.org/10.52426/rau.v12i1.337

SANTOS, K. A. S. A., & Silva, R. de C. da. (2021). Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 153–162. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10566

MANUAL PARA TRATADORES, São Paulo (Estado). Zoológico de Guarulhos. Agosto de 2008, disponível em: http://szb.org.br/blog/conteudos/bibliografias/07-manejo/manual-para-tratadores-zoo-guarulhos.pdf Acesso em 09 de abril de 2023.

Santos, K. A. S. A., & Silva, R. de C. da. (2021). Educação Ambiental em espaços não formais: relato de experiência no Parque das Aves (Foz do Iguaçu, PR, Brasil). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(2), 153–162. https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10566


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 Emilly Monique Mendes

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn