Estudo da percepção dos estudantes de ensino médio da escola Waldemar Maués sobre as mudanças climáticas no município de Belterra (Pará)

Edely Oliveira Santos, Edean Oliveira Santos, Ana Carla dos Santos Gomes Carla Gomes

Resumo


A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental no contexto das mudanças climáticas, pois está ligada à conscientização sobre questões ambientais e à transformação da sociedade. Este estudo tem como objetivo investigar como os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Maués percebem as mudanças climáticas. Foram usadas estatísticas descritivas e um questionário, respondido por 306 alunos. A maioria dos participantes associa as mudanças climáticas a fenômenos naturais, em contraste com a visão do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que aponta as ações humanas como a principal causa. Eles reconhecem a influência de hábitos cotidianos e atividades humanas nas mudanças climáticas, enfatizando a conscientização da população como solução. Além disso, parte dos estudantes se considera pouco consciente sobre as alterações climáticas, o que pode ser resultado da falta de ações ambientais na escola. Os resultados podem contribuir para políticas públicas e evidenciam a importância de mais discussões sobre o assunto.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Estudantes – Ensino Médio, Mudanças Climáticas

Texto completo:

PDF (Português)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Edely Oliveira Santos, Edean Oliveira Santos, Ana Carla dos Santos Gomes Carla Gomes

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn