Estudo da percepção dos estudantes de ensino médio da escola Waldemar Maués sobre as mudanças climáticas no município de Belterra (Pará)
Resumo
A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental no contexto das mudanças climáticas, pois está ligada à conscientização sobre questões ambientais e à transformação da sociedade. Este estudo tem como objetivo investigar como os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Maués percebem as mudanças climáticas. Foram usadas estatísticas descritivas e um questionário, respondido por 306 alunos. A maioria dos participantes associa as mudanças climáticas a fenômenos naturais, em contraste com a visão do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que aponta as ações humanas como a principal causa. Eles reconhecem a influência de hábitos cotidianos e atividades humanas nas mudanças climáticas, enfatizando a conscientização da população como solução. Além disso, parte dos estudantes se considera pouco consciente sobre as alterações climáticas, o que pode ser resultado da falta de ações ambientais na escola. Os resultados podem contribuir para políticas públicas e evidenciam a importância de mais discussões sobre o assunto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Português)Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Edely Oliveira Santos, Edean Oliveira Santos, Ana Carla dos Santos Gomes Carla Gomes
Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782
Revista sob Licença Creative Commons