A Escolha da Profissão em um Mundo em Emergência: um Relato sobre a Feira das Profissões Transpessoal

Luciana Aparecida Farias, Ana Beatriz da Silva Cunha de Barros, Andréia Oliveira Barreiros, Arnaldo Antonio Antonio da Silva Junior, Beatriz de Oliveira Borges, Ellen Vitória Câmara, Juliana de Oliveira Medeiros, Nubia Sherla Dias, Ramilly Érika Moreira, Tainã Teixeira de Almeida

Resumo


DOI

A escolha de um curso de graduação por estudantes de Ensino Médio pode, por si só, vir acompanhada de muita ansiedade e dúvidas, agravadas por um cenário pandêmico e de um mundo em emergência climática. Sendo assim, o futuro profissional do século XXI terá que fazer escolhas cada vez mais difíceis, levando em conta variáveis até então desconsideradas ou não valorizadas. Nesse contexto, o presente trabalho é um relato de experiência de ação extensionista universitária em parceria com uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, localizada no município de São Bernardo do Campo/SP. A proposta, intitulada “Feira das Profissões Transpessoal” teve por objetivo inverter a lógica de apresentação e escolha da futura profissão, de modo que apresentou as profissões a partir de um olhar mais integral do ser humano e na perspectiva de sua atuação na sociedade, levando em consideração a formação de um profissional que também precisará ser um sujeito ecológico. A atividade realizada, além do seu caráter de extensão, também fez parte de uma experiência formativa dos integrantes do projeto de extensão Educação Ambiental Transpessoal da Universidade Federal de São Paulo – campus Diadema. O projeto foi criado em agosto de 2020 no formato virtual e os participantes incluem estudantes de graduação, pós-graduação e interessados externos. A Educação Ambiental Transpessoal tem como objetivo principal o combate ao processo de adiaforização, tal como preconizado por Baumam, o que inclui também os próprios educadores ambientais que participam da proposta. A atividade da feira é uma dimensão dessa discussão.


Palavras-chave


Educação Ambiental Transpessoal; Meio Ambiente; Feira de Profissões

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Almeida, E.G.G., Pinho, L.V. (2008). Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, 6(2), 173-184.

Antunes, C. As inteligências múltiplas e seus estímulos. Campinas: Papirus, 1998. 137 p.

Ary, R. L. M. (2015). Dramartugia colaborativa: procedimentos de criação e formação. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, SP, Brasil.

Bauman. Z (2001). Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar. 215 p.

Bauman, Z.; Donskis, L. (2014). Cegueira Moral: a parda da sensibilidade na modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 263 p.

Carvalho, I.C. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012, 255 p.

Farias, L.A. Educação Ambiental Transpessoal. Curitiba:CRV, 2016. 66 p.

Farias, L.A. A psicologia transpessoal como base teórica em projetos socioambientais: um estudo de caso sobre a educação ambiental transpessoal (EAT). Educação Ambiental em Ação, 79(1), 01-15.

Freitag, B. (2007) Entre a Paideia e a Bildung: pistas para uma educação humanística. Revista de Ciências Sociais, 38 (1),106-114.

Gadotti, M. (2004). Convite à leitura de Paulo Freire. 2ª ed.; São Paulo: Scipione.

Han, B.-C. (2015). Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 128 p.

Leff, L. (2010). Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2010, 240 p.

Martin, P.H. (2005). A sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação. Revista Crítica de Ciências Sociais, 73(1), 45-66.

Matta, G.C., Rego, S., Souto, E.P., Segata, J. (2021). Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 221 p.

Morin, E. (2000). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 121 p.

Morin, E., Viveret, P. (2015). Como viver em tempo de crise? São Paulo: Bertrand Brasil, 80p.

Maslow, A. H. (1970). Motivation and Personality. New York: Harper & Row, 399 p.

Neiva, K.M.C. (2020). Escolhas profissionais em tempos de pandemia: o que fazer? Como ajudar? Trilhas Pedagógica, 10(12), 254-263.

Nicolescu, B. (1999). O Manifesto da Transdisciplinaridade. Tradução Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 153 p.

Porcheddu, A. (2009). Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cadernos de pesquisa, 39 (137), 661-684.

Sato, M.;, Santos, D., Sánchez, C. (2020). Vírus: simulacro da vida? Rio de Janeiro: GEA-SUR, UNIRIO, 2020, 21 p.

Smith, T. C. (2021). Na roda da extensão: proposta para ações extensionistas nos cursos técnicos na modalidade a distância. Dissertação de mestrado, Instituto Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, ES, Brasil.

Taveira. M.C., Cunha, C.S.B., Faria, L.C. (2009). Efeito da Intervenção Psicológica Vocacional na Indecisão e Comportamento Exploratório. Psicologia Ciência e Profissão, 29(3), 558-573.

Truong, N. P. Descola: nous sommes devenus des virus pour la planète. Le Monde, Paris, 22 maio 2020. Disponível em: < https://www.lemonde.fr/idees/article/2020/05/20/philippe-descola-nous-sommes-devenus-des-virus-pour-la-planete_6040207_3232.html >. Acesso em: 09/03/2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 LUCIANA APARECIDA FARIAS, Ana Beatriz da Silva Cunha de Barros, Andréia Oliveira Barreiros, Arnaldo Antonio Antonio da Silva Junior, Beatriz de Oliveira Borges, Ellen Vitória Câmara, Juliana de Oliveira Medeiros, Nubia Sherla Dias, Ramilly Érika Moreira, Tainã Teixeira de Almeida

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn