Estudo de caso: percepção ambiental de crianças de 8 a 10 anos sobre proteção ambiental

Beatriz Cristina Barbalho de Melo

Resumo


DOI

Compreende-se percepção ambiental como um entendimento singular que cada indivíduo tem com o ambiente em que ele se encontra, por meio de processos que englobam a observação, percepção e interação. Sendo assim, a escola tem um papel importante no que diz respeito à aplicação da educação ambiental como um instrumento que viabiliza noções de responsabilidade, apreço e cuidado com o meio ambiente. Diante disso, este artigo tem como objetivo avaliar e investigar a percepção ambiental de crianças entre 8 e 10 anos em relação à proteção ambiental. A pesquisa foi realizada em uma escola particular de pequeno porte, onde foram entrevistadas 20 crianças. O questionário foi elaborado com perguntas abertas e fechadas. Os dados apontaram que as crianças, mesmo que com um reduzido conhecimento sobre o assunto, entendem que deve-se proteger o meio ambiente de alguma forma. Algumas crianças compreendem que punições, o ato de não desmatar e o descarte de lixo no local correto são formas de proteger o meio ambiente. Dado o poder de seriedade que a escola tem na construção de uma consciência e amadurecimento ambiental, temas relacionados à importância e cuidado com o meio ambiente devem ser propostas de relevância dentro do ambiente escolar, priorizando a forma lúdica em que os alunos possam ter contato tátil, olfativo e visual para se ter uma melhor percepção do meio em que vivem.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Percepção Ambiental, Proteção Ambiental.


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Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

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