Educação Ambiental Inclusiva: propostas de atividades para o primeiro parque acessível e inclusivo da Baixada Santista

Mariana Peres Oliveira, Marina Sarvodelli Versolato

Resumo


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Este projeto tem como objetivo pensar e elaborar propostas de intervenções de Educação Ambiental (EA) em uma perspectiva inclusiva. Além disso, buscamos conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da acessibilidade para a efetivação da inclusão social e ainda estruturar atividades focadas em EA Inclusiva, que possam possibilitar o ato de aprender e brincar às crianças com deficiência. As propostas foram idealizadas para o novo parque acessível do Jardim Botânico Municipal de Santos “Chico Mendes”, a partir de um modelo de ficha de intervenção. As fichas produzidas foram avaliadas na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA), e verificamos dessa maneira que as propostas elaboradas estão alinhadas com os princípios do DUA, sendo, portanto, atividades de Educação Ambiental Inclusiva.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Educação não formal; Educação inclusiva; Desenho Universal para a Aprendizagem; Vigotski.

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