O uso do aplicativo “Atlas Água e Esgotos” em disciplinas relacionadas à gestão de recursos hídricos

Esther Moura Moreira, Raphael Rocha dos Reis, Yonnar Oliveira da Silva Almeida, Thaís Baptista da Rocha

Resumo


DOI

O ciclo do uso da água envolve a utilização dela pela sociedade através de redes técnicas de abastecimento, bem como a sua transformação após o consumo. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar o potencial do aplicativo “Atlas Água e Esgotos” como ferramenta didática para a disciplina de Hidrogeografia, a fim de abordar o ciclo do uso da água e a questão da escassez hídrica. Foi desenvolvida uma atividade avaliativa com alunos do 3° período da disciplina de Hidrogeografia do curso de Geografia. A partir do aplicativo, foi solicitado aos estudantes que descrevessem as seguintes informações: percentual da população urbana do estado e do município escolhido; tipos de sistema de abastecimento; tipos de mananciais utilizados; demanda de água urbana (no município); prestador de serviço; situação de abastecimento que o município está inserido; e analisar o croqui de abastecimento disponível. A análise de desempenho da atividade demonstrou a potencialidade do aplicativo para fins didáticos, uma vez que mais de 80% dos estudantes demonstraram a relação entre aspectos conceituais do ciclo do uso da água com os dados disponibilizados pelo aplicativo. Porém, quase metade dos estudantes demonstraram dificuldade com relação a análise dos croquis de abastecimento, refletindo provavelmente uma dificuldade na leitura e compreensão da legenda específica sobre as redes técnicas de abastecimento. Contudo, o aplicativo “Atlas Água e Esgotos” demonstrou ser uma importante ferramenta para a divulgação e compreensão dos temas relacionados à utilização da água pela sociedade, onde a grande maioria desconhece a origem da água consumida e as redes técnicas envolvidas no abastecimento hídrico.


Palavras-chave


Recursos hídricos; educação ambiental.

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Britto, A.L.; Formiga-Johnsson, R.M.; Carneiro, P.R.F. (2016). Abastecimento público e escassez hidrossocial na metrópole do Rio de Janeiro. Ambiente & Sociedade, 19(1), 185-208.

Curien, N. (1988). Dúne problématique générale des réseaux à I`analyse économique du transport des informations. In: DUPUY, G. Réseaux territoriaux. Caen, Paradigme. p.211-228.

Machado, P.J.O; Torres, F.T.P. (2012). Introdução à hidrogeografia. São Paulo / Cengage Learning (Textos básicos de Geografia).

Santos, M. A. (2004). Natureza do Espaço. Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4.ed. São Paulo: EDUSP.

Von Sperling, M. (1996). Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: DESA/UFMG.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Esther Moura Moreira, Raphael Rocha dos Reis, Yonnar Oliveira da Silva Almeida, Thaís Baptista da Rocha

Educação Ambiental (Brasil) | ISSN: 2675-3782

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn