O uso do jogo para compreensão das Bacias Hidrográficas em Duque de Caxias (Rio de Janeiro)

Alan Gomes da Silva, Ana Claudia Ramos Sacramento

Resumo


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R E S U M O

O ensino de Geografia permite a utilização de diversos meios para ensinar os conceitos, conteúdos, processos e fenômenos geográficos. Desta maneira, o estudo das enchentes e inundações relacionadas à bacia hidrográfica a partir da construção de um jogo e uso de reportagens online é muito relevante para o aluno. Com esses meios o aluno estuda e tem a possibilidade de compreender um pouco mais sobre a cidade em que reside, estudando a partir do seu local de vivência. Enchentes e inundações são recorrentes no município de Duque de Caxias localizado no estado do Rio de Janeiro, tendo destaque para o verão, quando ocorre a maior quantidade de casos. Esses casos acontecem constantemente na cidade tanto pela forma natural, pela sua localização e relevo, como pela ação humana. Na cidade há muitas habitações em locais impróprios, muitos rios não possuem mais sua mata ciliar, o que deixa-os vulneráveis. A falta de um plano diretor atualizado na cidade que oriente as regras e direcione o planejamento urbano para um desenvolvimento que se articule a natureza sem devastação, como ocorrem com os rios, torna a cidade vulnerável. O objetivo do texto é apresentar um jogo para desenvolver a capacidade nos estudantes de leitura e interpretação geográfica sobre as bacias de Duque de Caxias-RJ e os impactos socioambientais recorrentes dos problemas causados por ações humanas. Nessa concepção, os problemas graves acabam se naturalizando e acabam lidando de forma inadequada com esses problemas. É necessária a utilização de materiais didáticos alternativos, produzidos pelas escolas ou pelo professor, materiais estes, que retratam a realidade local, para depois chegar a outras escalas, a fim de despertar um olhar mais profundo e crítico por parte dos discentes, de forma a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais perto e sua realidade despertando assim, mais atenção e interatividade por parte dos alunos.  A partir da metodologia qualitativa com a elaboração do jogo de tabuleiro com reportagens online sobre as bacias hidrográficas e inundações em Duque de Caxias sendo uma possibilidade para que os alunos sejam possam estudar esses conteúdos estimulando seu aprendizado. A partir disso, o estudante pode refletir sobre esta questão para fazer com que ele entenda sobre os diferentes problemas sobre os impactos das bacias hidrográficas na cidade, criando esses meios de aprendizagem.

 

Palavras-Chaves: Ensino de Geografia; Inundações; Duque de Caxias.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Inundações; Duque de Caxias.

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