Instituições ambientais como suportes pedagógicos para a prática de educação ambiental

Verônica Dantas Cajueiro Avellar, Alexsandro Santos Da Silva

Resumo


Devido aos diversos problemas ambientais ocorrendo no território brasileiro, a discussão que envolve esta problemática cada vez mais se torna, na sociedade, pertinente. Diante de tal discussão em relação à crise socioambiental atual oriunda das degradações ambientais, acredita-se que a Educação Ambiental (EA) é importante para começar a desenvolver hipóteses sobre o que fazer e como agir com o ambiente em que se vive. Este trabalho ressalta a importância da EA no âmbito escolar, bem como as instituições ambientais que podem auxiliar os professores dentro e fora da sala de aula. A metodologia usada foi a revisão da literatura integrativa, tendo como base os trabalhos de instituições ambientais do município de Caravelas, Bahia; trabalhos publicados em periódicos sobre a importância da EA e práticas educativas voltadas a conservação do meio ambiente e sua conscientização relacionadas à problematização das questões ambientais. Pode-se constatar que a educação ambiental é identificada como um processo que relaciona a escola e a comunidade, pois tem a proposta em favorecer aos alunos a consciência do seu meio ambiente através de conhecimentos, valores, habilidades, experiências para que os tornes pessoas mais responsáveis com a coletividade. Para auxiliar os educadores da Comunidade de Caravelas, existem projetos e programas vinculadas às instituições ambientais no próprio município que servem como suportes pedagógicos para práticas de EA.


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